quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reformas das carteiras escolares: uma ação educativa na valorização do patrimônio público

Que o patrimônio público é de todos, você já sabe. Então de que forma podemos ajudar a preservá-lo, a fim de que um maior número de pessoas sirvam-se dele de modo mais eficiente?

Na Funbosque, o Projeto Agentes Monitores Ambientais (AMA) desenvolveu, ao longo do mês de agosto, atividade de conserto das carteiras escolares através da ação de alunos voluntários, visando transformar as posturas e valores da comunidade escolar.

O Projeto AMA orienta suas ações no sentido de desenvolver atitudes críticas e reflexivas quanto ao patrimônio físico e ambiental da escola, tendo como categoria fundante a Educação Ambiental. Tal abordagem de ensino se propõe a estimular uma relação articulada entre o homem e seu meio, sensibilizando-o e favorecendo a construção de novas mentalidades na forma de entender o que está em seu entorno.

Nessa perspectiva, durante a atividade de reparo das carteiras, os estudantes do Projeto AMA foram chamados a atuar enquanto sujeitos do processo, analisando suas ações e procurando soluções que possam amenizar os problemas locais referentes às questões ambientais vividas no cotidiano escolar, tais como: depredação dos espaços físicos, pichações, presença de lixo nos ambientes da escola etc.

As práticas se deram através da cooperação, na busca por mudanças de postura e comportamento enquanto meios de formação de cidadãos comprometidos com as problemáticas ambientais através da melhora e modificação do ambiente em que vivemos.

Patrimônio público: um bem de todos!


Alunos do Ciclo II lixando as carteiras.

Estudantes em momento de produção.

Agente ambiental orientando os alunos do Projeto AMA.




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aula sobre o sistema digestório no laboratório de Biologia da Funbosque

A hora da merenda se aproxima, e você já está imaginando qual será o cardápio de hoje? E quanto à digestão desses alimentos, você sabe de que forma ela ocorre no seu organismo? Pois os alunos da sala Bem-Te-Vi sabem muito bem!

Os estudantes do Ciclo II estiveram no laboratório de Biologia da Funbosque em aula sobre o sistema digestório. As visitas ao espaço pedagógico são agendadas pelos professores das turmas, que solicitam as temáticas a serem abordadas nos encontros, dentre elas: fauna e flora amazônicas, sistemas do corpo humano etc.

Os alunos, então, observaram atentamente ao sistema digestório dissecado e conservado e foram iniciados quanto ao seu funcionamento. A turminha tirou suas dúvidas sobre os alimentos líquidos e sólidos, seu processamento e receberam informações acerca dos alimentos que consomem no dia a dia.

Os estudantes já haviam adquirido, em sala de aula, as primeiras noções referentes aos assuntos abordados e, no laboratório, as observações foram guiadas pela profa. méd. vet. Paula Bastos. As atitudes questionadoras foram estimuladas e os alunos puderam chegar a várias conclusões a respeito desse processo tão importante do nosso organismo!

O blog da EB deseja a todos um bom apetite e lembra que uma boa mastigação contribui para o processo digestório! Portanto, você já sabe: nhac, nhac, nhac!


Trilha que leva aos laboratórios de Química e de Biologia da Escola Bosque.

Vista externa do laboratório de Biologia.

Bastante atenção na hora da explicação.

Muita participação dos alunos da sala Bem-Te-Vi na aula sobre o sistema digestório.

A turma da profa. Sandra Karina atenta a todos detalhes!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sobre o ELEC

O Encontro Lúdico, Esportivo e Cultural (ELEC) é a ação que, nas unidades pedagógicas da Escola Bosque, substitui os chamados Jogos Internos. Foi uma iniciativa da equipe de Educação Física das UP´s, que procurou rever e redimensionar as atividades de culminância da disciplina. A ideia original era retirar o caráter competitivo dos Jogos Internos e, ao mesmo tempo, incluir práticas de natureza lúdica (brincadeiras e jogos) e cultural (linguagens artísticas).

O ELEC ocorre ao longo do ano letivo, e estão previstas quatro edições do evento. Cada edição contempla níveis específicos de ensino: Jardim, CI, CII, CIII e CIV. As atividades incluem oficinas realizadas por todos os educadores das UP´s, tais como: "Contação de Histórias", "Jogos Matemáticos", "Minutos Poéticos", "Curta-Criança" (Cine Clube Insular), "Sala dos Sentidos", dentre outras.

A dinâmica dos encontros oportuniza que todos os alunos circulem por um maior número de oficinas. A edição seguinte ocorrerá no dia 28 de setembro. Confira alguns momentos dos encontros passados e até a próxima!