Que o patrimônio público é de todos, você já sabe. Então de que forma podemos ajudar a preservá-lo, a fim de que um maior número de pessoas sirvam-se dele de modo mais eficiente?
Na Funbosque, o Projeto Agentes Monitores Ambientais (AMA) desenvolveu, ao longo do mês de agosto, atividade de conserto das carteiras escolares através da ação de alunos voluntários, visando transformar as posturas e valores da comunidade escolar.
O Projeto AMA orienta suas ações no sentido de desenvolver atitudes críticas e reflexivas quanto ao patrimônio físico e ambiental da escola, tendo como categoria fundante a Educação Ambiental. Tal abordagem de ensino se propõe a estimular uma relação articulada entre o homem e seu meio, sensibilizando-o e favorecendo a construção de novas mentalidades na forma de entender o que está em seu entorno.
Nessa perspectiva, durante a atividade de reparo das carteiras, os estudantes do Projeto AMA foram chamados a atuar enquanto sujeitos do processo, analisando suas ações e procurando soluções que possam amenizar os problemas locais referentes às questões ambientais vividas no cotidiano escolar, tais como: depredação dos espaços físicos, pichações, presença de lixo nos ambientes da escola etc.
As práticas se deram através da cooperação, na busca por mudanças de postura e comportamento enquanto meios de formação de cidadãos comprometidos com as problemáticas ambientais através da melhora e modificação do ambiente em que vivemos.
Patrimônio público: um bem de todos!
Alunos do Ciclo II lixando as carteiras. |
Estudantes em momento de produção. |
Agente ambiental orientando os alunos do Projeto AMA. |