segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aulas práticas contribuindo na construção de saberes

Dentre as disciplinas constantes da grade curricular do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente da FUNBOSQUE, figura a matéria de Recursos Hídricos. Ministrada pelo prof. eng. de pesca Durval França, essa área de estudos objetiva orientar o alunado para um aspecto fundamental do curso: a gestão de recursos hídricos. Através da promoção de conhecimentos e reflexões sobre a problemática da água, especialmente no que se refere à realidade da região insular de Belém, os alunos do 1º ano Integrado desenvolvem atividades que visam garantir o manejo sustentável de tais recursos.

A metodologia de ensino da disciplina inclui aulas expositivas dialogadas, dinâmicas em grupo na sala de aula e, ainda, aulas práticas, que dão origem a relatórios de visita técnica produzidos pelos alunos. As novas concepções metodológicas educacionais, que estimulam  a realização de ações que favoreçam o "aprender a fazer, fazendo" tornam-se relevantes nesse contexto.

Confira algumas das práticas realizadas pelos estudantes da Escola Bosque e lembre-se: a água tem importância ecológica, econômica, social e cultural. Assegure o direito das futuras gerações a usufruir desse recurso essencial à vida!

  • Aulas práticas de observação das características físicas da água:  análise da cor, do cheiro e do gosto da água coletada pelos estudantes em igarapé localizado na Ilha de Caratateua. Verificou-se as condições de potabilidade da água, bem como a presença de plâncton, enquanto elemento natural da alimentação de peixes e camarões. Além da análise hídrica, os educandos recolheram materiais do solo do local para fins de observação da composição e acomodação da terra sob as águas, tal qual nos mananciais aquáticos.

Coleta e análise de amostras de materiais componentes do solo (tais como: argila, cascalho, areia e pedregulho) e de água doce.  

  • Aulas práticas no laguinho da escola: controles periódicos da qualidade da água (através de medições de transparência, oxigenação, pH e temperatura) e de sua  quantidade. Efetua-se também a limpeza do laguinho por meio da retirada de matéria orgânica acumulada. Para tanto, os alunos fazem uso de  telas de plástico e puçás, acondicionando os resíduos recolhidos em container plástico que são, posteriormente, utilizados em compostagem orgânica.
Manutenção orientada do laguinho da Escola Bosque, incluindo sua limpeza de matéria orgânica, renovação de água, controle de oxigenação, transparência, pH e temperatura.

  • Aulas práticas na orla de Outeiro: medição dos parâmetros de pH, temperatura e oxigênio dissolvido.

Aula prática na orla de Outeiro para análise e medição dos seguintes parâmetros: temperatura (mediante termômetro), pH (a partir do método de tiras) e oxigênio (através de oxigenômetro).

  • Aulas práticas de estudo de cálculo para a construção de viveiro: os alunos mediram as áreas de centro e  contorno do viveiro através de piquetes e barbante. Formaram-se figuras geométricas, como o trapézio, o retângulo, o quadrado e o triângulo. Os estudantes, então, desenharam em escala proporcional às medições reais realizadas, calculando a área de cada figura e o somatório total destas. O objetivo da atividade foi calcular o quantitativo de peixes adequadamente alocados no viveiro, sabendo-se que a densidade apropriada é de um peixe para cada 3,3 m2 de água.

Estudantes realizam esquadrejamento em terreno a fim de calcular a densidade adequada da oxigenação de um viveiro.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

We love comics!

Você gosta de histórias em quadrinhos? Os alunos da Escola Bosque, além de apreciarem bastante esse estilo de narrativa, também são talentosíssimos criadores de tirinhas! Em trabalho desenvolvido pelo professor Eliseu Gomes, ministrante da disciplina de língua inglesa, os estudantes do Ensino Médio demonstraram toda a sua criatividade e talento artístico na produção de cartuns.


A atividade nasceu da constatação quanto ao interesse dos alunos pelas artes visuais e pelos quadrinhos, apresentando como principais objetivos: promover a identificação dos diferentes usos da linguagem não- verbal e verbal em inglês, além de contextualizar o uso das phrasal verbs (em português: verbos frasais), enquanto estruturas verbais largamente utilizadas em situações do cotidiano e caracteristicamente coloquiais.


A dinâmica teve início em sala de aula, a partir da demonstração dos tipos de balões utilizados nos quadrinhos e, ainda, do estudo das phrasal verbs e das onomatopeias em língua inglesa.  Os estudantes, então, elaboraram suas produções no formato de quadrinhos, que contaram com temáticas ambientais, desenhos próprios e textos que utilizassem as phrasal verbs


Os trabalhos dos alunos foram expostos na sede da escola e atraíram a atenção de todos na Funbosque!

Produção discente.

Exposição dos trabalhos.





quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Foi inesquecível...

A equipe de professores de Educação Física (Carlos Gomes, Thalita Ramos e Marcos Santos), juntamente com os coordenadores (Helena Alves, Elizângela, Kid Quaresma, Batista Moraes e Rosemary Gomes) e docentes que atuam nas unidades pedagógicas da Funbosque, realizaram, no dia 28 de setembro, o III Encontro Lúdico, Esportivo e Cultural (ELEC).


O evento ocorreu nas dependências interna e externa da UP da Faveira e, ainda, na Praia do Farol, atendendo as turmas do Ciclo 2. Enquanto a quarta edição se aproxima, confira os melhores momentos das oficinas ministradas e algumas das belíssimas produções discentes referentes ao encontro.

Já estamos todos ansiosos pelo IV ELEC! Até lá!
Produções dos alunos das unidades pedagógicas da Escola Bosque.

“Eu gostei da parte que nós corremos, porque nós corríamos muito, nós atravessamos nas garrafas e bambolês, todo mundo cansou, mas chegou o bondinho e nós passeamos. Depois nós voltamos para a escola e foi um final feliz.” (sic)
Aluna: Monaliza

“Lá no baú da leitura, nós fizemos muitas coisas, nós lemos vários livros e fizemos o teatrinho da dona baratinha, foi muito bom...” (sic)
Aluna: Leila

“Baú do conhecimento: 
Foi muito bom, nós lemos muitos livros bonitos. Nós aprendemos muitas coisas diferentes.” (sic)
Aluna: Andréia

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

II FESTIVAL DE ARTES “PROFESSOR AMARILDO MATTOS”

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira lança o Edital do II Festival de Artes “Professor Amarildo Mattos”, a ser realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2011. O nome do festival é uma justa homenagem à memória do professor Amarildo Mattos, falecido em fevereiro de 2011, que ajudou a concretizar o projeto com seu talento e amizade.

Professor Amarildo Mattos (in memorian).
O projeto do Festival teve início no ano de 2010, idealizado pelas professoras de Artes Fabíola Brandão e Sheila Nunes, juntamente com o professor de Filosofia Ricardo Torres, visando promover a integração dos alunos e revelar talentos nas seguintes categorias: Cantor-Intérprete, Grupo Musical, Dança, Composição (Música Inédita) e, ainda, Performance (reunindo Arte Circense, Declamação, Teatro e (Stand-Up).

 
Apresentação de grupo de dança no Festival de Artes 2010 da Funbosque.
Pequenos grandes artistas de Cotijuba na edição passada do Festival.
Vários dos estudantes premiados em 2010.
Parte da coordenação do projeto.
As novidades neste ano são a inclusão da categoria Literatura (Poemas) e a I Mostra de Cinema, exibindo produções nacionais e discentes, a partir da colaboração dos professores Alickson Lopes e Kid Quaresma, o qual é um dos coordenadores do Cine Clube Insular, em uma parceria entre a Escola Bosque e o Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém. 

O Festival contempla as faixas etárias conforme as modalidades: I (até 08 anos), II (de 09 a 14 anos) e III (a partir dos 15 anos). As inscrições foram prorrogadas até o dia 19 de outubro e são voltadas aos alunos da Escola Bosque, incluindo-se a sua sede em Caratateua, a Casa Escola de Pesca, bem como as Unidades Pedagógicas (Faveira, Jutuba I, Jutuba II, Jamaci, Flexeira, Poção e Ilha Longa).

O Festival de Artes será uma grande celebração da amizade, valorizando a cultura local e regional, com apresentações de estudantes, professores, funcionários e também de artistas da terra. Trata-se de mais do que um evento: esse é um projeto de transformação pelas Artes! Confira o edital abaixo e mostre todo o seu talento!