sexta-feira, 30 de março de 2012

RESPEITO: PEÇA-CHAVE NA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

A partir da compreensão de meio ambiente além da visão naturalista, concebendo-o enquanto espaço no qual resultam todas as interações existentes, inclusive as humanas, a sala Boto, do Ciclo I - 3o ano, desenvolveu atividade sobre a importância das boas relações interpessoais.

A dinâmica foi desenvolvida pelos orientadores educacionais Elias Gomes e Natália Paixão. Após a leitura do livro "E eu com isso? Aprendendo sobre respeito", dos autores Brian Moses e Mike Gordon, os alunos realizaram pesquisas em jornais e revistas, buscando imagens que retratassem situações de violência (desrespeito) e, em contrapartida, também obtiveram imagens de relações de respeito entre as pessoas e delas com o meio ambiente. 

Confira alguns momentos da atividade:

A orientadora educacional Natália Paixão faz a leitura do livro com os estudantes da sala Boto.

Os educandos pesquisam imagens que expressem situações de respeito e de desrespeito.


Estudantes produzem cartazes em grupo sobre o tema.
Produção discente em conclusão.

segunda-feira, 26 de março de 2012

DIAGNOSE DO LIED DIURNO

Na última postagem do blog da Escola Bosque, você ficou sabendo um pouco mais sobre o processo de diagnose do qual os estudantes do período noturno estão participando no laboratório de informática da sede da Fundação. Hoje, você conhecerá a metodologia desenvolvida especificamente para o alunado atendido nos turnos matutino e vespertino da SIE em questão.

Os professores Ângela Melo, Helen Marisa e Welligson Lameira aplicaram, junto aos alunos da Educação Infantil, Ciclos I e II, uma divertida atividade de diagnose que contou com a exibição do curta-metragem “A Onda - Festa na Pororoca", seguido de apresentação, elaborada pelos docentes da equipe, que abordava elementos do filme e do cotidiano das crianças.

A dinâmica objetivou perceber como os estudantes observam a Ilha de Caratateua (Outeiro), local esse que apresenta diversas peculiaridades, especialmente por ainda preservar algumas características interioranas, como: sítios, pastagens, florestas, lendas e mitos, assim como apresenta elementos tipicamente urbanos (transporte coletivo, sistema de abastecimento de água, escolas etc). Essa mistura permite à população de Outeiro a convivência com dois mundos distintos, que influenciam na sua cultura, linguagem, modo de vestir, lazer e trabalho.

Neste ano letivo, a produção do currículo do laboratório de informática educativa da sede da Funbosque partirá da realidade em que a criança está inserida, envolvendo seus aspectos sociais, econômicos, culturais, afetivos e religiosos, sempre articulados aos assuntos discutidos mundialmente e aos conhecimentos construídos pela humanidade, de modo a permitir uma formação integral ao alunado atendido. Dessa forma, as dinâmicas irão compor o subtema "Ilha de Caratateua", trabalhadas em conjunto ao Projeto Belém, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Educativa de Rede Municipal de Belém (NIED). 

O projeto “Construindo um novo olhar sobre a Ilha de Caratateua (Outeiro)” propõe, principalmente: proporcionar aos alunos que conheçam o local onde vivem; estimular os estudantes a investigarem o processo histórico-social de formação da Ilha; trabalhar a pesquisa de mapas da região; conduzir o alunado na compreensão do meio ambiente, envolvendo os seus aspectos de preservação, conservação e transformação; desenvolver no corpo discente as habilidades de leitura e escrita e, ainda, proporcionar que os educandos adquiram noções matemáticas (cálculos numéricos, área, perímetro, distância, tempo, formas geométricas).

Confira, ao longo de 2012, as produções discentes realizadas a partir desse fantástico projeto e observe, abaixo, alguns dos recursos utilizados durante a diagnose que serviu de orientação para os trabalhos a serem desenvolvidos.






quinta-feira, 15 de março de 2012

EJA PARTICIPANDO DA DIAGNOSE ESCOLAR: "ESCOLHAS RESPONSÁVEIS PARA A VIDA"

É a partir dessa reflexão que os alunos das turmas de Totalidades e Etapas estão participando da Diagnose Escolar 2012, que tem a finalidade de contextualizar o projeto pedagógico da informática educativa a partir das necessidades e expectativas anunciadas por esse grupo de alunos.

Para esse fim, as Professoras Edinilza Costa e Ana Guerreiro reuniram um conjunto de recursos, envolvendo um vídeo reflexivo, livroclip animado, links para leituras, animação em flash e um recurso interativo em Power Point construído pelas professoras especificamente para  apoio a essa atividade.


O Power Point traz o tema "A VIAGEM DO FUTURO", que visa envolver o aluno na perspectiva da diagnose e motivar sua participação na construção do eixo do projeto que será desenvolvido durante o ano letivo.

O período de aplicação da diagnose escolar do laboratório de informática educativa está ocorrendo desde o dia 12/03, e será concluído no próximo dia 20. A equipe do LIED/EJA socializou a proposta da diagnose escolar com o grupo de professores do noturno em reunião realizada pela Coordenação Pedagógica.

Abaixo, conheça alguns dos recursos que fazem parte desse trabalho.







quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional da Poesia

Hoje, dia 14 de março, comemora-se o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao grande poeta brasileiro Antônio Frederico Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847, e foi considerado o “poeta dos escravos”, em razão do seu grande empenho nas causas abolicionistas.

Aqui na FUNBOSQUE, as comemorações a essa forma de arte literária estiveram presentes desde a portaria da escola. Alunos e visitantes tiveram a oportunidade de se deleitar com as lindas poesias produzidas pelos educandos do CII – 2° ano, da turma da profa. Daniele Monteles.


Agora, os leitores do blog da EB também poderão conferir o talento dos nossos estudantes! Aprecie sem moderação!


Portaria da Escola Bosque adornada com a "Árvore Poética", produzida pelos alunos da sala Pipira (CII - 2° ano).


"A Planta", de Samily

"Uma Flor", de Nayene

"Minha Vida", de Júlia Vitória

terça-feira, 13 de março de 2012

Orientação Sexual: assunto familiar e escolar!

Conversar sobre sexo e sexualidade com a família é muito importante, mas o debate sobre esses assuntos na escola também é fundamental. Hoje, você acompanhará no blog da Escola Bosque uma atividade de Orientação Sexual a estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental, voltada a informar e discutir com nossos alunos sobre os diversos aspectos da sexualidade na sociedade em que vivemos.

Desenvolvida pela orientadora educacional Natália Teixeira, a dinâmica objetivou promover orientações de cunho afetivo-sexual, tirando as dúvidas do alunado e reforçando a sua autoestima. Trabalhou-se os temas do desenvolvimento do corpo humano e da saúde reprodutiva, abordados sob o ponto de vista científico. Também foram exploradas as temáticas da apropriação e consciência do próprio corpo, do apreço a si próprio e do respeito à diversidade sexual.

Os educandos assistiram à palestra, fizeram várias perguntas e brincadeiras em grupo. Confira, abaixo, o registro de um alegre momento da atividade e, ainda, os belíssimos desenhos produzidos pelos estudantes a partir dos trabalhos realizados. Você vai adorar!

Alunos em dinâmica de reconhecimento do corpo do sexo oposto.


Produção discente

Produção discente 

Produção discente 

Produção discente 

Produção discente 
Produção discente 


“Sexualidade é a energia que nos motiva a encontrar o amor, o contato e a intimidade, e se expressa na forma de sentir.
 A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e tanto a saúde física como a mental.
Se a saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada como um direito humano básico.”


Organização Mundial de Saúde, 1975. Adaptado.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Conhecendo o Laboratório de Pesquisa da Escola Bosque

Na última postagem do blog da FUNBOSQUE, você ficou sabendo que o Laboratório de Pesquisa da Instituição foi reequipado com um maquinário de última geração - reestruturação essa que, dentro em breve, também estará sendo realizada no outro laboratório de informática da sede da escola! Hoje, falaremos um pouquinho sobre o atendimento aos estudantes da Fundação neste importante espaço pedagógico que é o Laboratório de Pesquisa!

Estudante realiza pesquisas em um dos laboratórios de informática educativa da Escola Bosque.  

Considerando o computador enquanto instrumento de aprendizagem, e  dentro da concepção do estudante como sujeito construtor do seu conhecimento, inclusive ao interagir com  elementos que produzam o seu saber, a sede da Escola Bosque conta com dois laboratórios de informática educativa, que visam o atendimento de seus alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, favorecendo-lhes o pensamento criativo e tendo a pesquisa como elemento que irá  fomentar a elaboração de seus projetos.

Vista externa dos laboratórios de informática educativa da Escola Bosque, localizados ao lado dos laboratórios de Química e de Biologia. Seu horário de funcionamento se dá entre as 08:00h e as 22:00h.

As práticas educativas de ambos os laboratórios da sede da FUNBOSQUE se baseiam em  uma metodologia  interdisciplinar e multidisciplinar, com didática voltada para a educação ambiental . O atendimento exercido nos laboratórios diferencia-se à medida que um dos espaços segue um cronograma de atendimento anual, com horários fixos para todas as turmas de Educação Infantil, Ciclos I e II, turmas da EJA e Escola de Pesca, além de oferecer períodos de agendamento para os Ciclos III, IV e Ensino Médio Profissionalizante. 

Já o atendimento realizado no Laboratório de Pesquisa cumpre a  proposta da pesquisa livre e orientada, com frequência espontânea do alunado, e surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes da Instituição um espaço no qual tivessem acesso às ferramentas computacionais mediante acompanhamento pedagógico.

A informática educativa se situa na área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. As linguagens e os códigos de que o homem faz uso são dinâmicos e objetiva-se que os estudantes tenham domínio sobre eles. A informática é importante facilitadora da comunicação, do acesso a informações e da resolução de problemas. Internet, enquanto ferramenta pedagógica, possibilita a construção de conhecimentos por parte dos alunos que, ao invés de recebê-los passivamente, tornam-se participantes ativos na sua busca pelo aprendizado. Nessa perspectiva, a Internet, nos dias de hoje, configura-se como um valioso instrumento de aprendizagem, pesquisa e informação, capaz de provocar a adoção de posturas autônomas e investigativas diante da realidade. 

Dentro desse contexto, o Laboratório de Pesquisa objetiva, principalmente: promover o desenvolvimento das habilidades digitais dos estudantes da escola; estimular a pesquisa - inclusive orientando na seleção de sites, de forma a coadjuvar o acesso à informação; prestar esclarecimentos quanto à formatação dos trabalhos escolares do alunado - compreendendo seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; orientar o corpo discente acerca da adequação à norma culta da língua portuguesa em suas produções, de modo a favorecer a sua aplicação nos diversos contextos, articulando teoria e prática.


Parte do Trabalho de Conclusão de Curso de alunas do Ensino Médio Profissionalizante da FUNBOSQUE, produzido no Laboratório de Pesquisa.


Tradução do resumo de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente, realizada no Laboratório de Pesquisa, a partir de programas de tradução gratuitos disponíveis na web, com os seus devidos ajustes linguísticos.
Slide produzido no editor de apresentações, elaborado no Laboratório de Pesquisa, por alunos do Ciclo II da Escola Bosque.

Durante o ano de 2012, o nosso blog divulgará alguns dos trabalhos produzidos no Laboratório de Pesquisa, especialmente porque o foco da sua intervenção pedagógica é proporcionar aos educandos que, primeiramente, possam buscar, por si próprios, informações, que pesquisem, questionem e se atualizem. A partir disso, propõe-se que os estudantes possam expressar os seus novos conhecimentos, de modo a aduzir continuidade ao processo de coleta de dados e informações, mediante a sua organização e articulação. Aguarde!