quarta-feira, 30 de maio de 2012

AGENDA 21 ESCOLAR. VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA!

Na tarde de ontem, dia 29 de maio, e na manhã de hoje, os professores e técnicos da Escola Bosque estiveram em formação ministrada por José Maria Reis e Walber Araújo, técnicos da Coordenação de Planejamento e Pesquisa da FUNBOSQUE, cujo tema foi a Agenda 21. E você sabe o que é a Agenda 21?

José Maria Reis fala ao grupo de professores e técnicos da Escola Bosque

A Agenda 21 é um documento gerado a partir da Conferência das Nações Unidas, também conhecida como Rio-92, para a implantação global, prevendo, em mais de 40 tópicos, as possibilidades de desenvolvimento sustentável para o planeta, visando gerar progresso sem prejuízos à qualidade de vida do ser humano e às condições ambientais.

Esse mesmo documento prevê a implantação da Agenda 21 nacional, que deverá ser implementada em cada país, observando-se suas peculiaridades, e, ainda, a Agenda 21 local que, em tese, deve ser implementada em cada cidade ou localidade onde exista um núcleo humano com necessidades de crescimento e de sustentabilidade ambiental e econômica.

As bases lógicas para a implementação das Agendas por país e por localidade são óbvias: não se poderá construir um mundo sustentável, saudável e com um ambiente protegido sem que as respectivas ações nesse sentido tenham início nas bases dos habitantes que dominam o planeta e que são capazes de transformá-lo para melhor ou para pior, ou seja, os seres humanos.

As agendas locais - Estados, municípios, regiões e comunidades - têm, portanto, papel fundamental na elaboração da agenda nacional. Partindo-se do microcosmo para o macrocosmo, poderá existir participação ativa de todas as comunidades e de todos os habitantes na criação de um plano de sustentabilidade maior e mais abrangente.

Considerando que a escola possui influência efetiva não apenas dentro de seus muros, nos momentos de instrução a seus alunos, mas também em toda a comunidade, formada pelos familiares dos estudantes e pelos moradores de seu entorno, nada mais útil e proveitoso do que iniciar um processo de elaboração da Agenda 21 dentro do âmbito de atuação direta e indireta da escola.

Nesse sentido, a Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira está em fase de implementação do Projeto Agenda 21 Caminhos 'Com-Vida', objetivando construir a nossa Agenda 21 Escolar. O Projeto visa sensibilizar e capacitar professores, alunos e técnicos sobre questões socioambientais e quanto ao consumo sustentável, por meio de comissões de meio ambiente e qualidade de vida.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, a Escola Bosque promoverá uma animada caminhada a fim de divulgar o Projeto à comunidade de Outeiro. Junte-se a nós nessa luta por um mundo melhor! 

terça-feira, 22 de maio de 2012

A FUNBOSQUE na Mostra de Saberes da Rede Municipal de Belém

Através do blog da Escola Bosque, você tem a oportunidade de conhecer os projetos e atividades desenvolvidos na Fundação. O público da V Mostra de Saberes da Rede Municipal de Ensino de Belém, ocorrida em 19/11/2011 no Centur, também pôde conferir  o trabalho realizado na escola. A exposição acontece todos anos e objetiva compartilhar as experiências pedagógico-curriculares desenvolvidas nas escolas e unidades pedagógicas da rede municipal de Belém. Fique atento ao nosso blog para saber a data em que o  evento ocorrerá neste ano. Você vai adorar!

Vista do estande da Escola Bosque na Mostra de Saberes 2011
Vista do estande da Escola Bosque na Mostra de Saberes 2011
Visitantes experimentam o suco verde produzido com as hortaliças da horta da Fundação
Visitante confere o estande da Funbosque
Produções discentes
Visitantes ouvem professores e técnicos discorrendo sobre os projetos da Escola Bosque
Parte da equipe docente da Escola Bosque
A Secretária Municipal de Educação, profa. Therezinha Gueiros, acompanha o estande da Funbosque na Mostra de Saberes 2011
O Presidente da Fundação Escola Bosque, Sr. Elton Braga, acompanhado de seus filhos, no estande da EB

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Homenagem às mães

Em 19 de maio, sábado, a Escola Bosque esteve em festa pela comemoração do Dia das Mães. Confira alguns momentos da alegre programação preparada especialmente para as mães de nossos alunos nessa data mais que especial!



Apresentação da Educação Infantil (Profas. Cristina e Katiane)


Apresentação da Educação Infantil (Profas. Alcione, Ítala e Nazaré)

Mãe recebe homenagem da auna da Educação Infantil ao final da apresentação

Registros do belíssimo momento da apresentação dos alunos da profa. Socorro, do Ciclo II, na qual os estudantes cantaram paródia da música Lady Laura, de Roberto Carlos, intitulada "Mãe Querida"

Leitura de poema em homenagem ao Dia das Mães pela Coordenadora Profa. Auride

Estudantes da Escola Bosque reproduzem a obra Pietà, de Michelangelo

Aluna canta em homenagem às mães dos estudantes da Funbosque



Convite para a bela festa em comemoração ao Dia das Mães

sábado, 12 de maio de 2012

Projeto de Capacitação, Promoção de Ocupação e Renda

 No dia de hoje, a sede da Escola Bosque esteve em plena atividade no atendimento à comunidade da Ilha de Caratateua. Através do Projetos: "Capacitação, Promoção de Ocupação e Renda", coordenado pelas professoras Cristina Bessa e Norma Borges, bem como "Escola Aberta", sob a coordenação do Conselho Escolar, a FUNBOSQUE ofereceu cerca de 300 atendimentos diretos, destinados ao público adolescente (15 a 17 anos), jovem (18 a 29 anos) e adulto (30 a 59 anos).

O Projeto consiste na realização de oficinas, reuniões, palestras e cursos selecionados por meio de um diagnóstico do perfil social, econômico, cultural e profissional dos moradores da Ilha de Caratateua, visando atender às suas necessidades de qualificação profissional.

Primeiramente, realizou-se a formação dos oficineiros, que também são moradores do Distrito de Outeiro, assim como o público atendido pela iniciativa. As oficinas acontecem todos os sábados, no período de 12/05/2012 a 01/05/2013, voltadas à geração de emprego e renda para a comunidade da Ilha.

Confira alguns momentos e divulgue esta importante iniciativa!



Concentração do público atendido no auditório da sede da Escola Bosque

Inscrições nas oficinas
 
Oficina de Informática Básica

Oficina de criação de websites

Oficina de capacitação de manicure

Oficina de dança

Oficina de capoeira

A alegria e desenvoltura dos participantes

Um show de capoeira!


quarta-feira, 2 de maio de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO, FUNBOSQUE!

No dia 26 de abril, a Escola Bosque esteve em festa pela comemoração do seu aniversário de 16 anos! Mas os festejos já haviam se iniciado alguns dias antes, com uma programação que contou com a apresentação musical da “Carneiro Cello Academy”, além de palestra sobre coleta seletiva com o Prof. Doutor Constantino Alcântara e, ainda, de prazerosas sessões de arteterapia para os alunos e funcionários da Funbosque. 


Confira o folder da programação completa e algumas imagens dessa festa inesquecível! Conte-nos, também, de qual momento das comemorações você mais gostou!


 Painel produzido pela turma da Profa. Daniele Monteles, do CII - 2° ano, repleto de textos, de autoria dos estudantes, sobre o aniversário da nossa linda escola!  

 De: Nazaré

 De: Aline Cardoso

 De: Nívea Maria

Estudantes do turno vespertino durante a programação de aniversário.


 Que delícia de aniversário!


                               Grupo de dança da comunidade de Outeiro esbanjando 
                                           alegria no aniversário da Escola Bosque.

 Muita felicidade em ritmo de carimbó!