terça-feira, 30 de outubro de 2012

FAI: FESTIVAL DE ARTES DAS ILHAS


Em meados do mês de outubro, as Unidades Pedagógicas da Escola Bosque estavam a todo vapor nos preparativos para o FAI- Festival de Artes das Ilhas. Esse projeto - pensado pela professora de Artes Thelma Vânia, e acolhido pelos professores, coordenadores e alunos- foi concretizado através de oficinas e apresentações artísticas que visaram levar arte e cultura para toda a comunidade escolar.

Nessa perspectiva, no dia 19 de outubro, a Ilha de Cotijuba viveu um dia de festa, com espetáculos, shows musicais, apresentações circenses, exposições de artes plásticas e ecológicas, bem como de artes cênicas e artesanato, nos quais os estudantes eram os produtores e protagonistas! Foram momentos de emoção, diversão, criação, criatividade e conhecimento, afinal as artes representam mais que uma mera criação humana com valores estéticos, tendo o poder de sintetizar as emoções, a história, os sentimentos e a cultura. 



Talentos artísticos foram expostos e apresentados através das seguintes amostras: “pinturas em tela”,  “artes plásticas por meio do mosaico Tangran”, “expressões idiomáticas”, “arte sustentável”, bem como de “desenhos narrativos” e de “desenhos livres”.



No palco, o público encantou-se com a apresentação da performance “Romeu e Julieta”, além das manifestações  musicais e cênicas, todas realizadas pelos alunos das várias UP’s. O palco principal contou, ainda, com a participação do circo e seus  palhaços e personagens do mundo da imaginação: piratas, Branca de Neve, Joaninha, dentre outros.



O imaginário poético, artístico e transcendental ficou por conta da nobre presença de “FRIDA KAHLO”, que, através do carisma da aluna Paula de Cássia, trouxe um interessante diálogo entre a obra da artista e suas interpretações psicológica e histórica.



As danças foram outro momento marcante do festival, em que estudantes demonstraram beleza e harmonia no encerramento do FAI com as apresentações “Dança indígena” e “Carimbó” para toda a comunidade.




O Festival deixa saudades, mas nos sugere a sensível fruição dos elementos estéticos contidos em todas as manifestações propostas. No ano que vem, queremos repetir a dose! Por enquanto, confira alguns desses felizes momentos:


    





sexta-feira, 19 de outubro de 2012

“DIA DAS CRIANÇAS” NAS UNIDADES PEDAGÓGICAS DA FUNBOSQUE


A Declaração dos Direitos da Criança estabelece, além de outros direitos, que toda criança deve receber proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento e, ainda, que possa desfrutar plenamente de situações prazerosas de lazer.

Foi em meio a essa perspectiva que a equipe das Unidades Pedagógicas da Escola Bosque preparou um dia muito especial para seus alunos! Os estudantes vivenciaram várias experiências divertidas, contagiantes e emocionantes, com brincadeiras, jogos, brindes, palhaços e o maravilhoso circo “Scatapleft”!

O circo não poderia faltar! As crianças e, claro, os adultos se divertiram bastante, afinal, a magia circense nos proporciona vários entretenimentos, harmonizando horas de distração e alegria a todos, ao exibir suas incríveis habilidades e carisma!



Na Unidade do Jutuba, a diversão ficou por conta da presença do inesquecível palhaço Anjo e das atividades lúdicas desenvolvidas pelos professores, em que as crianças puderam soltar a voz com o videokê!




Na Unidade do Jamaci, aconteceram muitas brincadeiras que foram construídas pelos professores com a participação das mães, além de distribuição de brindes e de um delicioso lanche.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ELEC e suas dimensões de sentido: uma aula aberta



As Unidades Pedagógicas da Escola Bosque encerraram o mês de setembro com a realização do último ELEC- Encontro Lúdico Esportivo e Cultural, projeto este que aborda uma nova concepção sobre os “Jogos Internos”, considerando a possibilidade de co-decisão e de cooperação, cujo sentido tem origem nas experiências e vivências cotidianas de interação social.

Esse encontro foi destinado aos alunos dos Ciclos III e IV, que se encantaram, entreteram-se, aprenderam e riram muito, aliás, professores e coordenadores também deram boas risadas... Foram aulas divertidas por meio de oficinas, tais como: “futebol de sabão”, “projeto mosaico”, “oficina de Tangran”, “jogo da vida: uma aula sobre a sexualidade”, “esqueceu?... torta na cara!”, “cineclube”, “projeto bússola: orientação e navegação”, além de outras atividades lúdico-desportivas.

Na adolescência, novas emoções, ansiedades e problemas se sucedem, podendo constituir em situações transitórias de formação da personalidade, como também se tornarem mais sérios, e, com o objetivo de conversamos sobre esses assuntos, oferecemos a oficina “Jogo da vida”, na qual os grupos refletiram sobre suas próprias relações.

Por meio das Artes, alunos e alunas voaram, imaginaram e criaram belas produções artísticas no estilo mosaico, conhecendo a parte histórica e a técnica desse modo tão harmonioso de expressão.

Novos conhecimentos foram construídos por meio do “Tangran”, outra oficina da qual os estudantes participaram. O Tangran é um quebra-cabeça chinês formado por sete peças. O objetivo do jogo é utilizar essas sete peças, sem sobreposição, para montar uma determinada figura. Neste momento, os grupos foram convidados a construir imagens e a criar várias formas distintas.

Outro momento de grande diversão se deu durante o animado jogo de futebol de sabão, no qual os alunos descobriram várias possibilidades de movimentos, gerando uma experiência de muitos significados, como o cuidado com o próprio corpo e com o do outro, estabelecendo interações conscientes e socialmente construídas.

Essas e outras diversas experiências possibilitaram uma saudável interação social entre o alunado. E tivemos, ainda, uma nobre surpresa neste ELEC: a visita dos estudantes do CIII Iniciante da sede da Escola Bosque, que, além de abrilhantarem mais ainda o momento, emprestaram suas risadas resultando em trocas interativas e muito proveitosas!

Aproveitamos, também, para agradecer a presença dos professores da sede: Márcio Pina e Adriane Rayol, que muito contribuíram e vestiram a camisa do ELEC!