segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Consciência negra é compartilhada nas Unidades Pedagógicas


No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data escolhida lembra o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que foi assassinado em 1695.  Esse dia é celebrado desde a década de 70, mas seus eventos só têm sido ampliados nos últimos anos. Até então, as manifestações negras estavam ligadas ao dia 13 de maio, em que é comemorada a Abolição da Escravatura.

O Dia da Consciência Negra é um dia para lembrar a resistência do negro à escravidão, além de debater temas como a inserção do negro no mercado de trabalho, a moda e a beleza negras, identificação de etnias etc., em vários espaços, especialmente nas escolas.




Os estudantes das UP da Escola Bosque destacaram a necessidade de eventos como esse para diminuir os preconceitos. "Os negros são responsáveis pela nossa cultura, como em algumas comidas, o vocabulário e religião. É importante fazer este momento na escola, para quebrarem os preconceitos", ressalta o aluno Otávio do Ciclo II. “Preservar a memória é uma das formas de construir a história”, diz a Coordenadora Luciana Tavares.


     Nesse sentido, a comunidade escolar das Unidades Pedagógicas da Funbosque compartilharam opiniões sobre o desejo de mudança em relação ao preconceito racial, realizando eventos em que os estudantes expressaram, na última semana de novembro, leituras sobre a cultura negra, além de diversas exposições e apresentações artísticas e culturais relacionadas aos costumes afros.




Pais e mães dos estudantes ficaram emocionados e satisfeitos com as performances dos filhos, aplaudindo, fotografando e partilhando ideias sobre a temática e, ainda, saborearam uma deliciosa feijoada, regada a couve, farofa e laranja... Hummmm!