Na última postagem do blog da FUNBOSQUE, você ficou sabendo que o Laboratório de Pesquisa da Instituição foi reequipado com um maquinário de última geração - reestruturação essa que, dentro em breve, também estará sendo realizada no outro laboratório de informática da sede da escola! Hoje, falaremos um pouquinho sobre o atendimento aos estudantes da Fundação neste importante espaço pedagógico que é o Laboratório de Pesquisa!
Estudante realiza pesquisas em um dos laboratórios de informática educativa da Escola Bosque. |
Considerando o computador enquanto instrumento de aprendizagem, e dentro da concepção do estudante como sujeito construtor do seu conhecimento, inclusive ao interagir com elementos que produzam o seu saber, a sede da Escola Bosque conta com dois laboratórios de informática educativa, que visam o atendimento de seus alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, favorecendo-lhes o pensamento criativo e tendo a pesquisa como elemento que irá fomentar a elaboração de seus projetos.
As práticas educativas de ambos os laboratórios da sede da FUNBOSQUE se baseiam em uma metodologia interdisciplinar e multidisciplinar, com didática voltada para a educação ambiental . O atendimento exercido nos laboratórios diferencia-se à medida que um dos espaços segue um cronograma de atendimento anual, com horários fixos para todas as turmas de Educação Infantil, Ciclos I e II, turmas da EJA e Escola de Pesca, além de oferecer períodos de agendamento para os Ciclos III, IV e Ensino Médio Profissionalizante.
Já o atendimento realizado no Laboratório de Pesquisa cumpre a proposta da pesquisa livre e orientada, com frequência espontânea do alunado, e surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes da Instituição um espaço no qual tivessem acesso às ferramentas computacionais mediante acompanhamento pedagógico.
A informática educativa se situa na área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. As linguagens e os códigos de que o homem faz uso são dinâmicos e objetiva-se que os estudantes tenham domínio sobre eles. A informática é importante facilitadora da comunicação, do acesso a informações e da resolução de problemas. A Internet, enquanto ferramenta pedagógica, possibilita a construção de conhecimentos por parte dos alunos que, ao invés de recebê-los passivamente, tornam-se participantes ativos na sua busca pelo aprendizado. Nessa perspectiva, a Internet, nos dias de hoje, configura-se como um valioso instrumento de aprendizagem, pesquisa e informação, capaz de provocar a adoção de posturas autônomas e investigativas diante da realidade.
Dentro desse contexto, o Laboratório de Pesquisa objetiva, principalmente: promover o desenvolvimento das habilidades digitais dos estudantes da escola; estimular a pesquisa - inclusive orientando na seleção de sites, de forma a coadjuvar o acesso à informação; prestar esclarecimentos quanto à formatação dos trabalhos escolares do alunado - compreendendo seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; orientar o corpo discente acerca da adequação à norma culta da língua portuguesa em suas produções, de modo a favorecer a sua aplicação nos diversos contextos, articulando teoria e prática.
Parte do Trabalho de Conclusão de Curso de alunas do Ensino Médio Profissionalizante da FUNBOSQUE, produzido no Laboratório de Pesquisa. |
Tradução do resumo de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente, realizada no Laboratório de Pesquisa, a partir de programas de tradução gratuitos disponíveis na web, com os seus devidos ajustes linguísticos. |
Slide produzido no editor de apresentações, elaborado no Laboratório de Pesquisa, por alunos do Ciclo II da Escola Bosque. |
Durante o ano de 2012, o nosso blog divulgará alguns dos trabalhos produzidos no Laboratório de Pesquisa, especialmente porque o foco da sua intervenção pedagógica é proporcionar aos educandos que, primeiramente, possam buscar, por si próprios, informações, que pesquisem, questionem e se atualizem. A partir disso, propõe-se que os estudantes possam expressar os seus novos conhecimentos, de modo a aduzir continuidade ao processo de coleta de dados e informações, mediante a sua organização e articulação. Aguarde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário