terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto Horta do Conhecimento: Uma Teia Adubada com Múltiplos Sabores e Saberes

A hora da merenda está se aproximando e, para inspirar você, o blog da EB não poderia tratar de assunto mais delicioso... e saudável! Ocorreu, durante o primeiro semestre deste ano, na Ilha de Cotijuba, a "Oficina de Alimentação Alternativa para a Comunidade Escolar da Unidade Pedagógica do Seringal", envolvendo os alunos da unidade, seus responsáveis, as merendeiras, professores, coordenadores e a nutricionista da FUNBOSQUE.

A oficina objetivou reconhecer e melhor utilizar as hortaliças e frutas da própria localidade, a partir de orientações que valorizam a prática de cardápios de alto valor nutritivo e baixo custo, considerando a filosofia da escola de educar para a sustentabilidade.

A U. P. do Seringal fica localizada a 12 Km do trapiche da Ilha de Cotijuba, cujo acesso se dá através de barco ou moto-táxi. O projeto "Horta do Conhecimento", desenvolvido pelas professoras Engª Agrª Mary Fernandes da Silva e Maria Aida Pereira, atende essa unidade todas as terças-feiras, mantendo na escola uma horta de cultivo de mandioca, cariru, cheiro-verde, couve, chicória, jambu, espinafre, cebolinha e algumas espécies medicinais, tais  como: manjericão, anador, hortelãzinho, hortelã-do-maranhão, capim-marinho, babosa, gengibre e boldo. 

Os alunos vêm colhendo e experimentando em seus lanches essas hortaliças em forma de sopa, sucos verdes, vitaminas, sanduíches, biscoitos, bolos e pastéis com recheio de hortaliças, consumindo esses alimentos frescos e nutritivos e aprendendo a importância de se alimentar corretamente para se ter saúde. 

Cultivo de espinafre na horta pedagógica da U. P. do Seringal, em Cotijuba.

Lanche com bolo de casca de banana e "suco da horta", feito de carambola, couve e hortelãzinho.
 
A oficina envolveu toda a comunidade escolar: as mães prepararam os pratos principais, os alunos maiores fizeram a sobremesa, e os estudantes menores capricharam no suco! O cardápio inteiro utilizou as hortaliças fresquinhas da horta da Unidade Pedagógica. 

A dinâmica teve início com um breve café da manhã, seguido de uma roda de conversa com a intenção de propor uma reflexão sobre o conceito de cozinhar com os produtos da terra, aproveitando as cascas, talos, folhas e frutas, que são altamente nutritivos. Nessas conversas informais, os responsáveis relataram as suas experiências tanto de cozinha, higiene pessoal, ambiental e, até mesmo, acerca de métodos contraceptivos.

Mães marcando presença na oficina!
No refeitório, os alunos menores produziram um delicioso suco. Na sala de aula, os estudantes maiores fizeram o doce de mamão verde com coco. No quintal, as mães prepararam o risoto de jambu com camarão, o escondidinho de camarão com legumes e a farofa das cascas de legumes.

Preparo do suco verde pelos alunos da Educação Infantil.

Estudantes do Ciclo 1 caprichando na sobremesa.

Prato principal sendo produzido pelas mães.


Confira, abaixo, as deliciosas receitas preparadas durante a oficina e conte-nos de qual você mais gostou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário