terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto "Biodigestores"

Na postagem de ontem do blog da EB, você conheceu alguns dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos da Funbosque. Hoje, falaremos um pouco mais sobre o projeto "Biodigestores", aplicado junto aos estudantes do Ensino Médio-Técnico em Meio Ambiente,  visando fomentar o espírito de pesquisa dos educandos a partir de um método tecnológico "verdíssimo", assim como a nossa escola!

O biodigestor consiste em uma câmara hermeticamente fechada, na qual a matéria orgânica depositada se decompõe em ambiente anaeróbico, produzindo um gás resultante dessa decomposição, assim como transforma os dejetos produzidos em biofertilizante, após ocorrida a fermentação bacteriana.

O biogás pode ser aproveitado tanto na sua utilização em fogões de cozinha, quanto para a produção de energia elétrica por meio de um motor-gerador adaptado. Já o biofertilizante figura como opção eficaz e de baixo custo para a agricultura, aumentando o potencial nutritivo do solo.

Nos últimos dois anos, vários experimentos do projeto vêm sendo realizados a fim de estimular a compreensão dos educandos no que se refere aos fenômenos da digestão anaeróbica

No ano de 2010, a equipe de alunos-pesquisadores da Escola Bosque aprovou dois resumos científicos acerca da temática: um na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal-RN, e outro no Simpósio Paraense de Engenharia Ambiental (SPEA), promovido pela Universidade Estadual do Pará.

Confira, abaixo, um dos momentos de ação discente do projeto, mediada pelo prof. Rômulo Dias. Nós, da Funbosque, confiamos que o conhecimento é a ferramenta mais poderosa na luta por um mundo melhor e mais saudável! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário