segunda-feira, 25 de junho de 2012

Senhoras e senhores, embaixo da mangueira tem... Aula de leitura!


Ler os livros ou ouvir as histórias com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, do importantíssimo autor da literatura brasileira Monteiro Lobato, é uma mágica experiência para que as novas gerações se apaixonem pela leitura.

Imagine que estamos em um sítio, livres da poluição e da correria das cidades grandes. Lá, ouviremos as fabulosas histórias de Dona Benta, brincaremos com seus netos Pedrinho e Narizinho e nos deliciaremos com os quitutes de Tia Nastácia!


Ah! Não se assuste se uma boneca de pano passar correndo e gritando ao seu lado: é só a Emília, fazendo mais uma de suas travessuras.


Nesse sítio, tudo é possível: os animais falam, o Caramujo é doutor e ainda conhecemos príncipes, princesas, fadas... E também existem os seres misteriosos da natureza: a Cuca, o Saci, o Pesadelo, que dão meeedo!!!


Através desse inebriante clima de aventura, em um sábado inesquecível,  os professores das Unidades Pedagógicas da Escola Bosque visitaram fascinantes histórias e, ao ar livre, bem embaixo da mangueira, carinhosamente convidaram os alunos a embarcar no fantástico mundo do Sítio do Picapau Amarelo. 


O roteiro, criado pelo professor de Artes Artur Neves e encenado pelos docentes das Unidades, objetivou oferecer aos alunos a possibilidade de interagir com a história apresentada e de vislumbrar, a cada fragmento, o todo que estivesse ali contido, deixando os estudantes  com “gostinho de quero mais"!


Depois das apresentações, em sala de aula, os professores promoveram diálogos entre a história contada e as impressões e expressões dos alunos, que, encantados, divulgaram suas emoções, reconstruíram outras narrativas, conheceram mais a respeito de Monteiro Lobato, desenharam, criaram, imaginaram e aprenderam coisas novas. Agora, são os alunos os protagonistas das histórias produzidas.

Você já parou pra pensar quantos alunos vão dar mais atenção aos livros depois dessa fantástica atividade? Quantos alunos perceberão uma nova concepção de mundo e de vida através de um sábado fora do usual? São esses os motivos que levaram a equipe das Unidades Pedagógicas da FUNBOSQUE a ousar, com um pouquinho de imaginação, um toque de teatralidade, uma colher de açúcar e um “pouquitinho” de pó de “pirlim-pim-pim”, a viajar no universo do teatro, a contar e recontar o que nunca se acaba, o que sempre se renova: as grandes histórias do Sítio do Picapau Amarelo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário