quarta-feira, 27 de junho de 2012

Viagem pelo mundo da língua inglesa

Durante o mês de junho, os estudantes do Ensino Médio da Escola Bosque fizeram uma deliciosa viagem pelos países falantes de língua inglesa sem que sequer precisassem fazer suas malas! Foi no espaço do laboratório de pesquisa da Fundação que o alunado viu novas paisagens, conheceu culturas diferentes e pôde relacionar a sua realidade à dos habitantes das nações anglófonas. 

A atividade, mediada pelas profas. Carolina Oliveira (sala de informática) e Carla Rayol (Inglês), objetivou promover o desenvolvimento das habilidades digitais dos estudantes, bem como propiciar uma leitura crítica dos elementos geradores de diferenças entre os países falantes de língua inglesa, através da análise dos seus aspectos históricos, geográficos e culturais.

O conhecimento de uma língua estrangeira permite ao indivíduo ampliar as suas possibilidades de comunicação, o seu contato com culturas diversas e a construção de outra visão de mundo, muitas vezes peculiares a cada cultura. De acordo com Silveira (1999), o aprendizado de uma língua estrangeira se dá pela necessidade humana de intercâmbio cultural, comercial, científico ou mesmo para fins estratégicos, ligados a interesses político-ideológicos, devendo ser encarado como um componente humanizador, a servir como descortínio de novos horizontes cognitivos, culturais, acadêmicos e profissionais. 

Nessa perspectiva, constata-se a necessidade de a língua inglesa ser ainda mais proeminente no contexto insular em que estão inseridos os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio da FUNBOSQUE, por meio do qual são constantemente estimulados a desvendar saberes e culturas diversas, considerando o advento da globalização e o imenso contato com que estão expostos, diariamente, à língua inglesa. 

Do ponto de vista da Informática Educativa, a atividade foi muito produtiva, pois propiciou aos alunos o manuseio dos programas de Internet e editores de textos e apresentações, através dos quais os estudantes realizaram pesquisa, interpretação e produção textual, importação de imagens, formatação de documentos e criação de contas de e-mail a fim de enviar seus trabalhos à professora regente. A utilização dos recursos computacionais visou propiciar um aprendizado mais prazeroso, aproveitando a motivação que os alunos sentem ao estarem nesse espaço.  Segundo Selfe e Mareck (2007), “imagens visuais e interativas são mais fascinantes para os usuários; talvez, de certo modo, sejam mais biologicamente familiares à mente humana do que modos comunicativos impressos”.


A dinâmica pedagógica teve início em sala de aula, a partir da orientação da professora de língua inglesa para que os alunos, divididos em grupos, pesquisassem os tópicos abaixo relacionados:

·        Quais são os países falantes de Língua Inglesa?
·        Quais são suas localizações geográficas?
·        Quais são suas capitais?
·        Quais são suas principais atividades econômicas?
·        Quais são suas religiões?
·       Quais são suas formas (monarquia ou república) e sistemas de governo (parlamentarismo ou presidencialismo)?
·        Quais são suas bandeiras e mapas?
·        Que Estados formam a Grã-Bretanha?
·        Quais as relações entre os países estudados e o Brasil?, dentre outros.

Posteriormente, na sala de informática, o alunado pesquisou, sob a orientação de ambas as professoras, acerca das questões levantadas e produziu textos e apresentações conforme seus principais interesses. Durante os atendimentos às turmas, as docentes buscaram expor as relações interculturais entre os povos do Brasil e dos países estudados, de modo a trabalhar a questão da diversidade cultural.

Confira, abaixo, algumas imagens da atividade e, ainda, uma produção discente que, disponível na web, certamente colaborará na construção de outros saberes! Enjoy!


Profa. Carla Rayol e os alunos da sala Pescada

Estudantes da sala Dourada em produção de slides no laboratório de pesquisa da Escola Bosque


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