quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ELEC e suas dimensões de sentido: uma aula aberta



As Unidades Pedagógicas da Escola Bosque encerraram o mês de setembro com a realização do último ELEC- Encontro Lúdico Esportivo e Cultural, projeto este que aborda uma nova concepção sobre os “Jogos Internos”, considerando a possibilidade de co-decisão e de cooperação, cujo sentido tem origem nas experiências e vivências cotidianas de interação social.

Esse encontro foi destinado aos alunos dos Ciclos III e IV, que se encantaram, entreteram-se, aprenderam e riram muito, aliás, professores e coordenadores também deram boas risadas... Foram aulas divertidas por meio de oficinas, tais como: “futebol de sabão”, “projeto mosaico”, “oficina de Tangran”, “jogo da vida: uma aula sobre a sexualidade”, “esqueceu?... torta na cara!”, “cineclube”, “projeto bússola: orientação e navegação”, além de outras atividades lúdico-desportivas.

Na adolescência, novas emoções, ansiedades e problemas se sucedem, podendo constituir em situações transitórias de formação da personalidade, como também se tornarem mais sérios, e, com o objetivo de conversamos sobre esses assuntos, oferecemos a oficina “Jogo da vida”, na qual os grupos refletiram sobre suas próprias relações.

Por meio das Artes, alunos e alunas voaram, imaginaram e criaram belas produções artísticas no estilo mosaico, conhecendo a parte histórica e a técnica desse modo tão harmonioso de expressão.

Novos conhecimentos foram construídos por meio do “Tangran”, outra oficina da qual os estudantes participaram. O Tangran é um quebra-cabeça chinês formado por sete peças. O objetivo do jogo é utilizar essas sete peças, sem sobreposição, para montar uma determinada figura. Neste momento, os grupos foram convidados a construir imagens e a criar várias formas distintas.

Outro momento de grande diversão se deu durante o animado jogo de futebol de sabão, no qual os alunos descobriram várias possibilidades de movimentos, gerando uma experiência de muitos significados, como o cuidado com o próprio corpo e com o do outro, estabelecendo interações conscientes e socialmente construídas.

Essas e outras diversas experiências possibilitaram uma saudável interação social entre o alunado. E tivemos, ainda, uma nobre surpresa neste ELEC: a visita dos estudantes do CIII Iniciante da sede da Escola Bosque, que, além de abrilhantarem mais ainda o momento, emprestaram suas risadas resultando em trocas interativas e muito proveitosas!

Aproveitamos, também, para agradecer a presença dos professores da sede: Márcio Pina e Adriane Rayol, que muito contribuíram e vestiram a camisa do ELEC! 










 



Nenhum comentário:

Postar um comentário