terça-feira, 30 de outubro de 2012

FAI: FESTIVAL DE ARTES DAS ILHAS


Em meados do mês de outubro, as Unidades Pedagógicas da Escola Bosque estavam a todo vapor nos preparativos para o FAI- Festival de Artes das Ilhas. Esse projeto - pensado pela professora de Artes Thelma Vânia, e acolhido pelos professores, coordenadores e alunos- foi concretizado através de oficinas e apresentações artísticas que visaram levar arte e cultura para toda a comunidade escolar.

Nessa perspectiva, no dia 19 de outubro, a Ilha de Cotijuba viveu um dia de festa, com espetáculos, shows musicais, apresentações circenses, exposições de artes plásticas e ecológicas, bem como de artes cênicas e artesanato, nos quais os estudantes eram os produtores e protagonistas! Foram momentos de emoção, diversão, criação, criatividade e conhecimento, afinal as artes representam mais que uma mera criação humana com valores estéticos, tendo o poder de sintetizar as emoções, a história, os sentimentos e a cultura. 



Talentos artísticos foram expostos e apresentados através das seguintes amostras: “pinturas em tela”,  “artes plásticas por meio do mosaico Tangran”, “expressões idiomáticas”, “arte sustentável”, bem como de “desenhos narrativos” e de “desenhos livres”.



No palco, o público encantou-se com a apresentação da performance “Romeu e Julieta”, além das manifestações  musicais e cênicas, todas realizadas pelos alunos das várias UP’s. O palco principal contou, ainda, com a participação do circo e seus  palhaços e personagens do mundo da imaginação: piratas, Branca de Neve, Joaninha, dentre outros.



O imaginário poético, artístico e transcendental ficou por conta da nobre presença de “FRIDA KAHLO”, que, através do carisma da aluna Paula de Cássia, trouxe um interessante diálogo entre a obra da artista e suas interpretações psicológica e histórica.



As danças foram outro momento marcante do festival, em que estudantes demonstraram beleza e harmonia no encerramento do FAI com as apresentações “Dança indígena” e “Carimbó” para toda a comunidade.




O Festival deixa saudades, mas nos sugere a sensível fruição dos elementos estéticos contidos em todas as manifestações propostas. No ano que vem, queremos repetir a dose! Por enquanto, confira alguns desses felizes momentos:


    





Um comentário: