segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aulas práticas contribuindo na construção de saberes

Dentre as disciplinas constantes da grade curricular do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente da FUNBOSQUE, figura a matéria de Recursos Hídricos. Ministrada pelo prof. eng. de pesca Durval França, essa área de estudos objetiva orientar o alunado para um aspecto fundamental do curso: a gestão de recursos hídricos. Através da promoção de conhecimentos e reflexões sobre a problemática da água, especialmente no que se refere à realidade da região insular de Belém, os alunos do 1º ano Integrado desenvolvem atividades que visam garantir o manejo sustentável de tais recursos.

A metodologia de ensino da disciplina inclui aulas expositivas dialogadas, dinâmicas em grupo na sala de aula e, ainda, aulas práticas, que dão origem a relatórios de visita técnica produzidos pelos alunos. As novas concepções metodológicas educacionais, que estimulam  a realização de ações que favoreçam o "aprender a fazer, fazendo" tornam-se relevantes nesse contexto.

Confira algumas das práticas realizadas pelos estudantes da Escola Bosque e lembre-se: a água tem importância ecológica, econômica, social e cultural. Assegure o direito das futuras gerações a usufruir desse recurso essencial à vida!

  • Aulas práticas de observação das características físicas da água:  análise da cor, do cheiro e do gosto da água coletada pelos estudantes em igarapé localizado na Ilha de Caratateua. Verificou-se as condições de potabilidade da água, bem como a presença de plâncton, enquanto elemento natural da alimentação de peixes e camarões. Além da análise hídrica, os educandos recolheram materiais do solo do local para fins de observação da composição e acomodação da terra sob as águas, tal qual nos mananciais aquáticos.

Coleta e análise de amostras de materiais componentes do solo (tais como: argila, cascalho, areia e pedregulho) e de água doce.  

  • Aulas práticas no laguinho da escola: controles periódicos da qualidade da água (através de medições de transparência, oxigenação, pH e temperatura) e de sua  quantidade. Efetua-se também a limpeza do laguinho por meio da retirada de matéria orgânica acumulada. Para tanto, os alunos fazem uso de  telas de plástico e puçás, acondicionando os resíduos recolhidos em container plástico que são, posteriormente, utilizados em compostagem orgânica.
Manutenção orientada do laguinho da Escola Bosque, incluindo sua limpeza de matéria orgânica, renovação de água, controle de oxigenação, transparência, pH e temperatura.

  • Aulas práticas na orla de Outeiro: medição dos parâmetros de pH, temperatura e oxigênio dissolvido.

Aula prática na orla de Outeiro para análise e medição dos seguintes parâmetros: temperatura (mediante termômetro), pH (a partir do método de tiras) e oxigênio (através de oxigenômetro).

  • Aulas práticas de estudo de cálculo para a construção de viveiro: os alunos mediram as áreas de centro e  contorno do viveiro através de piquetes e barbante. Formaram-se figuras geométricas, como o trapézio, o retângulo, o quadrado e o triângulo. Os estudantes, então, desenharam em escala proporcional às medições reais realizadas, calculando a área de cada figura e o somatório total destas. O objetivo da atividade foi calcular o quantitativo de peixes adequadamente alocados no viveiro, sabendo-se que a densidade apropriada é de um peixe para cada 3,3 m2 de água.

Estudantes realizam esquadrejamento em terreno a fim de calcular a densidade adequada da oxigenação de um viveiro.

Um comentário:

  1. O lugar "comum" por onde passamos todo dia ganha outro significado: VIDA!
    Parabéns queridos alunos e prof. Durval!

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