segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Escola Bosque vai ao SBPC

Você sabe o que significa a sigla SBPC?  Trata-se da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, tampouco de cor político-partidária, voltada à defesa do avanço científico e tecnológico, bem como ao desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. 

Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de naturezas nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T (Ciência e Tecnologia) e difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.

A Escola Bosque esteve presente, através de trabalhos científicos apresentados pelos alunos do Curso Médio-Técnico em Meio Ambiente, nas duas últimas reuniões nacionais da entidade: a 62ª Reunião, ocorrida em Natal (RN), de 25 a 30 de junho de 2010, cujo tema foi: “Ciências do Mar: Herança para o Futuro”, e a 63ª Reunião, de tema: “Cerrado: água, alimento e energia”, ocorrida em Goiânia (GO), entre os dias 10 e 15 de julho de 2011.

Na ocasião da 62ª Reunião da SBPC, foram publicados sete (07) trabalhos científicos apresentados por alunos e professores da FUNBOSQUE. Esses trabalhos estão disponíveis nos endereços abaixo:


A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO ESCOLAR: A AUTO-REFLEXÃO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DA FUNDAÇÃO ESCOLA BOSQUE "PROF. EIDORFE MOREIRA" (BELÉM-PA). 
Autores: Eliane Brabo; Célio Espírito Santo; Thayze Santos da Silva; Paula Reale Bastos-Rosa. 
 
HISTÓRICO DA ANTROPIZAÇÃO DO IGARAPÉ DO TUBO, LOCALIZADO NA ILHA DE CARATATEUA (BELÉM, PARÁ), SOB AS NARRAÇÕES DA COMUNIDADE LOCAL.
Autores: Célio Espírito Santo; Thayze Santos da Silva; Eliane Brabo.


SALA DE AULA NATURAL: ANTROPIZAÇÃO E DIVERSIDADE BIOLÓGICA EM ECOSSISTEMAS COSTEIROS (BRAGANÇA-PA).
Autores: Paula Reale Bastos-Rosa; Eliane Brabo; Waldinézia Avelar.

INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DA FUNDAÇÃO ESCOLA BOSQUE SOB A INVESTIGAÇÃO DO ALUNO.
Autores: Thayze Santos da Silva; Célio Espírito Santo; Eliane Brabo.
PROJETO BIODIGESTORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
 Autores: Rômulo Lima Dias; Mikaelly Santos Gouveia.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS PROVOCADOS PELAS OCUPAÇÕES IRREGULARES DO SOLO URBANO NA ILHA DE CARATATEUA (BELÉM-PA).
Autores: Breno R. O Alencar; Bruna Natália Lopes Pantoja.

INCIDÊNCIA, USO E FUNÇÃO DE TREPADEIRAS LENHOSAS (CIPÓS) NA ILHA DE CARATATEUA (BELÉM- PA).
Autores: Breno R. O Alencar; Raphaela Cibelly dos Santos Leão.

Thayze Silva, aluna do 2o ano do Ensino Médio, expondo um de seus trabalhos na 62ª  Reunião da SBPC, em Natal.

Aluno do 2° ano do Ensino Médio, Célio Silva, explicando aos muitos curiosos sobre o seu estudo no Igarapé do Tubo, localizado na Ilha de Caratateua.

Professoras Eliane Brabo e Paula Bastos-Rosa apresentando seu trabalho “Sala de Aula Natural”, que descreve as experiências das aulas práticas do Curso Médio-Técnico em Meio Ambiente da FUNBOSQUE.
Este ano, na 63ª Reunião da SBPC, em Goiás, os alunos Célio Silva do Espírito Santo e Alexandre da Luz Souza Júnior apresentaram os resultados de seus Trabalhos de Conclusão de Curso do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente:


EXPERIMENTO PEDAGÓGICO SOBRE O CRESCIMENTO DO FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata L. Walp.) SOB DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO. 
Autores: Alexandre da Luz Souza Júnior; Eliane Brabo; Fábio Roberto da Silva; João Luis Lopes; Célio P. da Costa.

MICROBIOLOGIA E ANTROPIZAÇÃO DO IGARAPÉ DO TUBO LOCALIZADO NA ILHA DE CARATATEUA (BELÉM- PA). 
Autores: Célio Silva do Espírito Santo; Eliane Brabo; Fábio R. da Silva.
 

Célio Silva, aluno concluinte do Curso Médio-Técnico em Meio Ambiente da Funbosque, apresentado seu TCC na 63ª Reunião da SBPC (2011),  sobre a Microbiologia do Igarapé do Tubo, localizado na Ilha de Caratateua (Belém-Pará).
A participação dos alunos e professores da Funbosque na SBPC destes dois últimos anos se fez possível graças à ajuda financeira da Fundação Escola Bosque, ao incentivo, dedicação e experiência dos professores do Curso Médio-Técnico em Meio Ambiente e ao grande interesse particular de cada aluno em realizar suas pesquisas. Nossos parabéns a todos os envolvidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário