quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A formação docente na perspectiva ambiental

O Projeto Agentes Monitores Ambientais (AMA) ofereceu, de junho a novembro deste ano, formação aos professores atuantes da sede da Escola Bosque e anexos, a partir do prestigioso livro "Frutí́feras e Plantas Úteis na Vida Amazônica", editado por Patricia Shanley e Gabriel Medina. 

A então Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, elencou, na apresentação da obra, alguns aspectos abordados pelo livro: a associação entre floresta e desenvolvimento (em remissão aos valores humanos e às noções de comunidade, solidariedade,  manejo comunitário, educação ambiental etc.) e a utilização de plantas nativas capazes de melhorar substancialmente o valor nutritivo da alimentação das comunidades amazônicas, dentre outros.

A formação, desenvolvida pelos professores Elias Gomes (coordenador do Projeto AMA), Célio Costa (engenheiro agrônomo) e Flávio Contente (engenheiro florestal) - este último, ministrante do curso -, objetivou socializar os conhecimentos compilados na obra de forma a possibilitar o seu uso na prática docente dos educadores da Funbosque. 


A metodologia da atividade envolveu a análise do livro, o desenvolvimento de projetos e planos de aula interdisciplinares no contexto das frutíferas da Amazônia e, ainda, momento de dinâmica de grupo no bosquinho da escola, a fim de explorar as espécies encontradas na Escola Bosque, ampliando as oportunidades de vivências pedagógicas nesse espaço natural a partir de seus aspectos relacionados à fauna e à  flora.
 
Em breve, o blog da EB divulgará as visitas que a ecóloga norte-americana Patricia Shanley, uma das editoras de "Frutí́feras e Plantas Úteis na Vida Amazônica" e grande ativista da causa da sustentabilidade, fez à nossa escola. E se você, assim como o corpo docente e discente da Funbosque, desejar conhecer melhor essa importante contribuição científica sobre a nossa região, acesse o link abaixo e desfrute-o! O livro pode ser livremente copiado para fins educativos não comerciais.


"Frutí́feras e Plantas Úteis na Vida Amazônica", por Patricia Shanley e Gabriel Medina
 


Momento de formação na videoteca da Funbosque.

Socialização com os professores.

Educadores no estudo da obra "Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica", de Patricia Shanley e Gabriel Medina.

Momento da formação de professores.



Parte da equipe docente da Funbosque em dinâmica de grupo no bosquinho da escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário