terça-feira, 16 de agosto de 2011

“Quando a gente AMA, é claro que a gente cuida...”

Na semana passada, o Projeto Agentes Monitores Ambientais (AMA) esteve nas notícias do nosso blog. Você ficou curioso sobre esse trabalho que é desenvolvido na Escola Bosque?

O Projeto AMA teve início no ano de 2007, através de ações socioeducativas com os alunos e funcionários da Funbosque, objetivando possibilitar hábitos e atitudes à formação cidadã com ênfase na Educação Ambiental.
Palestra para os funcionários da cozinha sobre separação de resíduos orgânicos.

O Projeto visa sensibilizar a comunidade escolar quanto à necessidade de preservação e recuperação do patrimônio físico e ambiental da escola, ressignificando os espaços da EB, além de promover momentos de ação, através da socialização e da cooperação.

Os alunos (monitores ambientais) e funcionários (agentes ambientais) atuam como multiplicadores do Projeto, cujas ações pedagógicas interventivas se dão por meio de formações, oficinas, palestras, vivências práticas, aulas-passeio e intercâmbios com órgãos governamentais e não governamentais.

O AMA alcança todos os segmentos da Escola, conforme suas especificidades. No atendimento à Educação Infantil, busca-se estimular a cooperação e a integração, bem como desenvolver a noção de diversidade e a coordenação motora das crianças participantes.

Alunos da Ed. Infantil colocando adubo nos saquinhos.
No processo de ensino e aprendizagem dos Ciclos 1 e 2, valoriza-se, especialmente, a participação, a disciplina, a cooperação e o respeito.

Prof. Elias Gomes orientando os alunos do Ciclo 1 na repicagem da andiroba e o momento do seu plantio.
No atendimento aos Ciclos 3 e 4, o trabalho enfoca no estímulo à pesquisa, no respeito às diferenças articulado à noção de biodiversidade e, ainda, nos saberes relacionados à Educação Ambiental.

Prof. Eng. Ftal. Flávio Contente na formação de alunos do Ciclo 4  no Bosque Rodrigues Alves.
No Ensino Médio integrado ao Curso Técnico, as ações são voltadas, principalmente, ao desenvolvimento da pesquisa científica e de trabalhos técnicos, bem como ao auxílio ao estágio supervisionado, além de contribuições aos conteúdos em sala de aula.

Alunos do Ensino Médio na formação de composto produzido a partir de resíduos orgânicos oriundos da cozinha da Escola.

Prof. Eng. Agr. Célio Costa em momento de formação com a turma Dourada.
Acesse abaixo e deleite-se com a beleza das produções dos alunos do Ciclo 2 participantes do Projeto. Você vai adorar!

10 comentários:

  1. Eu gostei muito do projeto AMA e do blog da escola.
    Pamela Jaqueline - Turma Beija-Flor - C2

    ResponderExcluir
  2. Eu sou aluna do projeto AMA e gosto dele porque a gente faz muitos trabalhos legais e divertidos e também eu gostei muito do blog e dos desenhos bonitos.
    Rayane Martins - Turma Beija-Flor - C2

    ResponderExcluir
  3. Eu sou aluna do projeto AMA. Eu gostei muito do blog e do projeto AMA.
    Ana Cristina Azevedo - Turma Beija-Flor - C2

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do projeto AMA porque eu planto e cuido da natureza eu cuido das plantinhas eu cuido dos animais.
    RUDSON WESLLEI - TURMA BEIJA-FLOR - C2

    ResponderExcluir
  5. eu sou aluno do projeto AMA e o que eu mas gosto e de linpar o viveiro de mudes e tambem fazer a repicagem porque eu acho muito divertido e legal . Meu nome é Adryan Matheus

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do projeto ama porque a gente trabalha ajudando a escola no conserto das carteiras.
    Carlos Eduardo Pereira Silva - C2 - Sala: Boto

    ResponderExcluir
  7. EU GOSTEI DE CUIDAR DA CARTEIRA COM O MEU AMIGO
    CARLOS RONILSON - SALA BOTO

    ResponderExcluir
  8. Eu gotei muito do projeto e da
    explicação no blog. É muitolegal.
    William Pimentel - Sala Boto

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto do projeto ama porque eles cuidam das plantas da nossa Escola Bosque.
    Eles cuidam também da natureza.
    Rodrigo Fonseca - Sala: Boto

    ResponderExcluir
  10. nossa q saudades q sinto da escola e do projeto ama...passa em frente e nao ter tempo pra fazer uma visita..me deixa muito mal..saudades escola bosque..bjss.. ass:tayna oliveira ex:aluna

    ResponderExcluir