segunda-feira, 26 de março de 2012

DIAGNOSE DO LIED DIURNO

Na última postagem do blog da Escola Bosque, você ficou sabendo um pouco mais sobre o processo de diagnose do qual os estudantes do período noturno estão participando no laboratório de informática da sede da Fundação. Hoje, você conhecerá a metodologia desenvolvida especificamente para o alunado atendido nos turnos matutino e vespertino da SIE em questão.

Os professores Ângela Melo, Helen Marisa e Welligson Lameira aplicaram, junto aos alunos da Educação Infantil, Ciclos I e II, uma divertida atividade de diagnose que contou com a exibição do curta-metragem “A Onda - Festa na Pororoca", seguido de apresentação, elaborada pelos docentes da equipe, que abordava elementos do filme e do cotidiano das crianças.

A dinâmica objetivou perceber como os estudantes observam a Ilha de Caratateua (Outeiro), local esse que apresenta diversas peculiaridades, especialmente por ainda preservar algumas características interioranas, como: sítios, pastagens, florestas, lendas e mitos, assim como apresenta elementos tipicamente urbanos (transporte coletivo, sistema de abastecimento de água, escolas etc). Essa mistura permite à população de Outeiro a convivência com dois mundos distintos, que influenciam na sua cultura, linguagem, modo de vestir, lazer e trabalho.

Neste ano letivo, a produção do currículo do laboratório de informática educativa da sede da Funbosque partirá da realidade em que a criança está inserida, envolvendo seus aspectos sociais, econômicos, culturais, afetivos e religiosos, sempre articulados aos assuntos discutidos mundialmente e aos conhecimentos construídos pela humanidade, de modo a permitir uma formação integral ao alunado atendido. Dessa forma, as dinâmicas irão compor o subtema "Ilha de Caratateua", trabalhadas em conjunto ao Projeto Belém, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Educativa de Rede Municipal de Belém (NIED). 

O projeto “Construindo um novo olhar sobre a Ilha de Caratateua (Outeiro)” propõe, principalmente: proporcionar aos alunos que conheçam o local onde vivem; estimular os estudantes a investigarem o processo histórico-social de formação da Ilha; trabalhar a pesquisa de mapas da região; conduzir o alunado na compreensão do meio ambiente, envolvendo os seus aspectos de preservação, conservação e transformação; desenvolver no corpo discente as habilidades de leitura e escrita e, ainda, proporcionar que os educandos adquiram noções matemáticas (cálculos numéricos, área, perímetro, distância, tempo, formas geométricas).

Confira, ao longo de 2012, as produções discentes realizadas a partir desse fantástico projeto e observe, abaixo, alguns dos recursos utilizados durante a diagnose que serviu de orientação para os trabalhos a serem desenvolvidos.






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