segunda-feira, 5 de março de 2012

Conhecendo o Laboratório de Pesquisa da Escola Bosque

Na última postagem do blog da FUNBOSQUE, você ficou sabendo que o Laboratório de Pesquisa da Instituição foi reequipado com um maquinário de última geração - reestruturação essa que, dentro em breve, também estará sendo realizada no outro laboratório de informática da sede da escola! Hoje, falaremos um pouquinho sobre o atendimento aos estudantes da Fundação neste importante espaço pedagógico que é o Laboratório de Pesquisa!

Estudante realiza pesquisas em um dos laboratórios de informática educativa da Escola Bosque.  

Considerando o computador enquanto instrumento de aprendizagem, e  dentro da concepção do estudante como sujeito construtor do seu conhecimento, inclusive ao interagir com  elementos que produzam o seu saber, a sede da Escola Bosque conta com dois laboratórios de informática educativa, que visam o atendimento de seus alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, favorecendo-lhes o pensamento criativo e tendo a pesquisa como elemento que irá  fomentar a elaboração de seus projetos.

Vista externa dos laboratórios de informática educativa da Escola Bosque, localizados ao lado dos laboratórios de Química e de Biologia. Seu horário de funcionamento se dá entre as 08:00h e as 22:00h.

As práticas educativas de ambos os laboratórios da sede da FUNBOSQUE se baseiam em  uma metodologia  interdisciplinar e multidisciplinar, com didática voltada para a educação ambiental . O atendimento exercido nos laboratórios diferencia-se à medida que um dos espaços segue um cronograma de atendimento anual, com horários fixos para todas as turmas de Educação Infantil, Ciclos I e II, turmas da EJA e Escola de Pesca, além de oferecer períodos de agendamento para os Ciclos III, IV e Ensino Médio Profissionalizante. 

Já o atendimento realizado no Laboratório de Pesquisa cumpre a  proposta da pesquisa livre e orientada, com frequência espontânea do alunado, e surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes da Instituição um espaço no qual tivessem acesso às ferramentas computacionais mediante acompanhamento pedagógico.

A informática educativa se situa na área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. As linguagens e os códigos de que o homem faz uso são dinâmicos e objetiva-se que os estudantes tenham domínio sobre eles. A informática é importante facilitadora da comunicação, do acesso a informações e da resolução de problemas. Internet, enquanto ferramenta pedagógica, possibilita a construção de conhecimentos por parte dos alunos que, ao invés de recebê-los passivamente, tornam-se participantes ativos na sua busca pelo aprendizado. Nessa perspectiva, a Internet, nos dias de hoje, configura-se como um valioso instrumento de aprendizagem, pesquisa e informação, capaz de provocar a adoção de posturas autônomas e investigativas diante da realidade. 

Dentro desse contexto, o Laboratório de Pesquisa objetiva, principalmente: promover o desenvolvimento das habilidades digitais dos estudantes da escola; estimular a pesquisa - inclusive orientando na seleção de sites, de forma a coadjuvar o acesso à informação; prestar esclarecimentos quanto à formatação dos trabalhos escolares do alunado - compreendendo seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; orientar o corpo discente acerca da adequação à norma culta da língua portuguesa em suas produções, de modo a favorecer a sua aplicação nos diversos contextos, articulando teoria e prática.


Parte do Trabalho de Conclusão de Curso de alunas do Ensino Médio Profissionalizante da FUNBOSQUE, produzido no Laboratório de Pesquisa.


Tradução do resumo de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente, realizada no Laboratório de Pesquisa, a partir de programas de tradução gratuitos disponíveis na web, com os seus devidos ajustes linguísticos.
Slide produzido no editor de apresentações, elaborado no Laboratório de Pesquisa, por alunos do Ciclo II da Escola Bosque.

Durante o ano de 2012, o nosso blog divulgará alguns dos trabalhos produzidos no Laboratório de Pesquisa, especialmente porque o foco da sua intervenção pedagógica é proporcionar aos educandos que, primeiramente, possam buscar, por si próprios, informações, que pesquisem, questionem e se atualizem. A partir disso, propõe-se que os estudantes possam expressar os seus novos conhecimentos, de modo a aduzir continuidade ao processo de coleta de dados e informações, mediante a sua organização e articulação. Aguarde! 

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