quarta-feira, 27 de abril de 2011

Integração de recursos tecnológicos para a realização da diagnose escolar no Laboratório de Informática Educativa - EJA

A combinação de mídias foi um recurso utilizado para a realização da diagnose escolar 2011 das turmas da Educação de Jovens e Adultos, no âmbito das atividades do Laboratório de Informática Educativa – LIED/Noite. A diagnose geral do turno da noite teve como temática o curta “Vida Maria”, que foi exibido e trabalhado pela equipe docente e técnica, associada a outras dinâmicas, para levantamento de informações referentes ao perfil dos estudantes a serem atendidos na referida modalidade de ensino neste ano letivo.

Na continuidade do processo, e objetivando atender as especificidades das atividades escolares no campo de ação do projeto de Informática Educativa, o LIED/Noite fez, integrada à exibição do curta “Vida Maria”, uma tempestade de ideias com os estudantes inspirada na mensagem do vídeo, além da realização de um trabalho em Power Point, que tiveram a finalidade de levantar as expectativas e interesses discentes relacionados ao projeto de Informática Educativa.

Os processos desenvolvidos nessa etapa do planejamento escolar foram motivadores da participação qualitativa do alunado, o que contribuiu para o levantamento de importantes informações que estarão norteando a (re) construção do projeto pedagógico do LIED para o ano letivo de 2011.

Abaixo você pode acessar o link para o curta “Vida Maria” e explorar a atividade que foi realizada pelos alunos na diagnose do Laboratório de Informática Educativa.


http://www.youtube.com/watch?v=v6uDhRAguTg


9 comentários:

  1. Histórias como essa da "Vida Maria" e seus desdobramentos pedagógicos podem vincular estudantes e educadores em projetos que visem novas aprendizagens através de alternativas pedagógicas diferenciadas para o ensino noturno. Segundo Pedro Demo: "a EJA precisa apresentar-se como 'alternativa', outra maneira de se fazer educação, aproveitando a maturidade da demanda. A oferta não deve seguir o padrão instrucionista que reverbera a 'oferta pobre para o pobre'".

    Sabemos que este mesmo sistema que exclui não teme um pobre que tem fome, TEME um pobre que SABE PENSAR...

    Sucesso às professoras do LIED que buscam propor uma nova forma de se fazer educação.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou aluno da Escola Bosque, sobre a história da "Vida de Maria", eu assisti na escola mesmo e é um bom exemplo pra nós.

    Abraços para todos que integram a escola: alunos, diretores, professores, funcionários etc..

    ResponderExcluir
  3. José Hamilton - sala Tucunaré (noite)16 de maio de 2011 às 13:55

    Eu achei essa atividade muito importante para nós, sendo que seu objetivo era nos alertar sobre como é importante o estudo nas nossas vidas. O filme foi importante para que a gente percebesse que nós temos que estudar para sermos alguém na vida.

    ResponderExcluir
  4. Davilson - sala Tucunaré (noite)16 de maio de 2011 às 13:58

    Olá, eu achei muito importante esse história da "Vida de Maria"... nos faz refletir muito sobre nossas vidas.
    Bem, sempre tive em mente que o projeto EJA buscou ajudar a todos da escola, principalmente os alunos. Eu me sinto muito feliz por saber que existem pessoas que ainda se importam com a Escola Bosque!

    ResponderExcluir
  5. Tailson - sala Tucunaré (noite)16 de maio de 2011 às 14:00

    Oi, sou da Escola Bosque e achei o vídeo "Vida de Maria" muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. GLEYCE KELLY -SALA TUCUNARÉ (NOITE)16 de maio de 2011 às 14:03

    Essa e uma historia muito enteressante pq fala de uma pessoa q nao teve oportunidade de ir a uma escola o que ela aprendeu com isso nada nao teve oportunidade de emprego e muito menos de conhecer o mundo lá fora .
    O que ela aprendeu foi o que ela passou pra sua filha.
    É claro que isso não é só uma história, isso acontece na vida real, pode acontecer com qualquer família, até mesmo com a minha. Sobre a atividade, é, sim, muito importante estarmos aqui na sala de informática fazendo esse tipo de atividades, que retratam a vida real e sobre outros temas também.

    ResponderExcluir
  7. MARTA NUNES/ TUCUNARÉ/ NOITE16 de maio de 2011 às 14:04

    Essa é uma história muito importante e, ao mesmo tempo, muito triste, porque está relacionada à vida real. E também pode estar relacionada a minha história de vida. Algumas pessoas não tem a
    oportunidade de estudar.

    ResponderExcluir
  8. A história da Maria lembra a da minha mãe: ela também não teve a opotunidade de terminar o Ensino Médio, pois tinha que trabalhar, mas eu estou com muita vontade de terminar o Ensino Médio. A história dela nos incentiva a estudarmos mais, e isso é muito bom pra nós, alunos.

    ResponderExcluir
  9. Sou professora universitária e estou ministrando a disciplina Fundamentos metodologicos da EJA. Vi esses slides e gostaria de repassar para meus alunos, como proposta metodologica. Como posso obter os slides, já que não consego pelo slideshare.

    ResponderExcluir