O contato direto com o ambiente natural é o momento mais esperado pelo alunado do Curso Técnico em Meio Ambiente da Funbosque. As aulas de campo oportunizam que estudantes e professores observem, in loco, os problemas e as interações ecológicas dos sistemas naturais, favorecendo o entendimento dos conteúdos ministrados em sala de aula e, ainda, promovendo o interesse, a curiosidade e a descoberta dos alunos.
Ao longo dos anos de 2009 e 2010, realizaram-se aulas de campo objetivando contextualizar os conteúdos trabalhados em sala de aula, observar os processos de antropização dos ambientes visitados, bem como identificar as características dos complexos ecológicos e sua importância socioeconômica local.
As visitas foram realizadas nas praias de Ajuruteua, Barcarena e Queiral, esta localizada no distrito de Outeiro. Trabalhou-se as disciplinas Biodiversidade e Meio Ambiente, Ecologia, Poluição Ambiental e Saúde Humana. Os professores Célio Costa, Eliane Brabo, Patrícia Oliveira, Paula Bastos e Waldinézia Martins coordenaram as atividades.
As visitas foram realizadas nas praias de Ajuruteua, Barcarena e Queiral, esta localizada no distrito de Outeiro. Trabalhou-se as disciplinas Biodiversidade e Meio Ambiente, Ecologia, Poluição Ambiental e Saúde Humana. Os professores Célio Costa, Eliane Brabo, Patrícia Oliveira, Paula Bastos e Waldinézia Martins coordenaram as atividades.
Em Ajuruteua, a partir das aulas de Ecologia e Poluição Ambiental, identificou-se os processos de antropização da praia e manguezais: A- observação dos alunos; B- presença de casas na zona de intermarés; C- presença de fossas na zona de intermarés; D- animais domésticos presentes na praia; E- fezes de animais domésticos na zona de intermarés; F e G- resíduos sólidos; H- casas nas dunas; I- animais mortos na praia.
As aulas de campo constituem um instrumento pedagógico importante por permitirem que sejam criadas verdadeiras salas de aula ao ar livre e, sobretudo, por diferenciarem-se do aprendizado tradicional. O conhecimento sobre a importância ecológica e socioeconômica dos ambientes naturais é de fundamental importância para a sua valorização e conservação.
Quem ama, cuida.
Criar comunidades sustentáveis, "ecologicamente alfabetizadas" é a função educadora da escola, que busca sobremaneira criar vínculos de afetividade entre técnicas, tecnologias e princípios da alfabetização ecológica, pois para nós o "ser humano [é] como um fio particular na teia da vida" (Capra 1999). O ensino médio integrado possui educadores ambientais preocupados com a qualidade da educação.
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