quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sala de aula natural: exemplos de práticas de campo do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Médio

O contato direto com o ambiente natural é o momento mais esperado pelo alunado do Curso Técnico em Meio Ambiente da Funbosque. As aulas de campo oportunizam que estudantes e professores observem, in loco, os problemas e as interações ecológicas dos sistemas naturais, favorecendo o entendimento dos conteúdos ministrados em sala de aula e, ainda, promovendo o interesse, a curiosidade e a descoberta dos alunos.

Ao longo dos anos de 2009 e 2010, realizaram-se aulas de campo objetivando contextualizar os conteúdos trabalhados em sala de aula, observar os processos de antropização dos ambientes visitados, bem como identificar as características dos complexos ecológicos e sua importância socioeconômica local.

As visitas foram realizadas nas praias de Ajuruteua, Barcarena e Queiral, esta localizada no distrito de Outeiro. Trabalhou-se as disciplinas Biodiversidade e Meio Ambiente, Ecologia, Poluição Ambiental e Saúde Humana. Os professores Célio Costa, Eliane Brabo, Patrícia Oliveira, Paula Bastos e Waldinézia Martins coordenaram as atividades.



Em Ajuruteua, a partir das aulas de Ecologia e Poluição Ambiental, identificou-se os processos de antropização da praia e manguezais: A- observação dos alunos; B- presença de casas na zona de intermarés; C- presença de fossas na zona de intermarés; D- animais domésticos presentes na praia; E- fezes de animais domésticos na zona de intermarés; F e G- resíduos sólidos; H- casas nas dunas; I- animais mortos na praia.


Barcarena, turma Pescada, ano de 2009. Muitas observações durante a aula de Ecologia e Educação Ambiental.


Barcarena, turma Dourada, ano de 2010. Foi necessário muito trabalho de equipe para a conclusão das atividades. Na ocasião, o professor Agnaldo Rabelo, geógrafo, explicou para os alunos sobre as características espaciais do local e sua relação com a história socioeconômica do município.



Praia do Queiral, turma Dourada, ano de 2009. Aventura e muita atenção para todos os detalhes! As interações ecológicas estão em todas as partes.


As aulas de campo constituem um instrumento pedagógico importante por permitirem que sejam criadas verdadeiras salas de aula ao ar livre e, sobretudo, por diferenciarem-se do aprendizado tradicional. O conhecimento sobre a importância ecológica e socioeconômica dos ambientes naturais é de fundamental importância para a sua valorização e conservação.

Quem ama, cuida.

Um comentário:

  1. Criar comunidades sustentáveis, "ecologicamente alfabetizadas" é a função educadora da escola, que busca sobremaneira criar vínculos de afetividade entre técnicas, tecnologias e princípios da alfabetização ecológica, pois para nós o "ser humano [é] como um fio particular na teia da vida" (Capra 1999). O ensino médio integrado possui educadores ambientais preocupados com a qualidade da educação.

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