sábado, 30 de abril de 2011

O Dia Mundial da Água estimulando a reflexão e a construção textual pelos alunos das Totalidades

O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando  o dia 21 de março como sendo o "Dia Mundial das Águas (DMA)". Dentre outras finalidades, a data tem o papel de sensibilizar a humanidade para a necessidade urgente de se criar atitudes diferenciadas para o consumo deste bem tão precioso que é a ÁGUA, de forma consciente e sustentável.

O tema "consumo consciente" é uma das interfaces do projeto pedagógico do Laboratório de Informática/EJA, que pretende envolver os alunos em atividades de reflexão crítica, a partir das próprias práticas de consumo feitas no cotidiano, para proposição de ideias que possam contribuir e sensibilizar a construção de novas posturas de manejo e  consumo dos recursos naturais - no caso específico deste trabalho, da ÁGUA.

A atividade partiu da discussão de um vídeo que explora a problemática do desperdício da água, e de alternativas para diminuir o consumo desnecessário. Em outro momento, os alunos utilizaram um instrumento construído no editor de texto Word, que teve como objetivo estimular a produção escrita, de forma coletiva, acerca da temática trabalhada. A participação dos alunos foi significativa tanto nas exposições de ideias sobre a problemática abordada, quanto na construção escrita das mensagens sobre a questão ambiental.

Conheça os instrumentos que foram utilizados como apoio didático para mediar a produção dos alunos, e a apresentação de alguns recortes das mensagens que compõem este trabalho, de autoria do conjunto de alunos das turmas de Totalidades. Essas produções foram editadas pelas professoras do LIED/EJA, com a finalidade de servir como recurso para novas leituras e releituras, animando os debates desse tema no processo escolar.



 
 

Um comentário:

  1. "Eu concordo com a Dábila, da turma Araçari, sozinho não se muda o mundo, mas, com a ajuda de outras pessoas, com certeza faremos a diferença!"
    Rodrigo Fiel - Sala Tucunaré (Noite)



    "Eu acredito que um dia o mundo vai se acabar. Se as pessoas não se conscientizarem, vamos ficar sem água."
    Tailson Fernandes - Sala Tucunaré (Noite)


    "Gostaria de dizer para a Nazaré, da turma Boto, que eu gostei do assunto que você escreveu e concordo com a sua ideia."
    Luan Monteiro Duarte - Sala Tucunaré (Noite)

    "GOSTARIA DE DIZER QUE EU CONCORDO COM O MARVIN E O RAMON. A TERRA ESTÁ FICANDO A CADA DIA PIOR, E ELA ESTÁ FICANDO ASSIM PORQUE NÓS MESMOS ESTAMOS CAUSANDO ISSO. SE TODOS NÓS FIZÉSSEMOS A NOSSA PARTE, TUDO SERIA MELHOR."
    Amanda Oliveira - Sala Tucunaré (Noite)


    "Concordo com o Bruno Veraz, da sala Cotia. Temos que cuidar da água, antes que seja tarde demais."
    Andressa Taiane - Sala Tucunaré (Noite)

    "Podemos melhorar o planeta não desmatando, não poluindo os rios e não acumulando lixo nas ruas."
    José Hamilton - Sala Tucunaré (Noite)


    "Temos que poluir menos e contribuir mais com o meio ambiente."
    Ingred Dutra- Sala Tucunaré (Noite)


    "Eu gostei muito do seu trabalho, Dábila, da turma Arraia. Você foi muito bem, você tem razão."
    Marta- Sala Tucunaré (Noite)

    ResponderExcluir