A hora da merenda está se aproximando e as fontes do blog da Funbosque informam que o lanche de hoje é baião de dois com abóbora e banana de sobremesa! Enquanto o recreio não chega, vamos conhecer o projeto do laboratório de informática da EB sobre uma temática igualmente saborosa: as frutas!
As frutas contém nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Além de oferecerem um delicioso sabor, são também fontes riquíssimas de água, vitaminas, frutose, fibras, levulose, sais minerais, proteínas, carboidratos e gorduras.
A Escola Bosque possui uma grande variedade de frutas e, a fim de que os estudantes conheçam a sua importância para uma vida saudável, desenvolveu-se o Projeto “Frutas”, elaborado pelas professoras Ângela Melo e Sônia Freitas, com aplicação junto aos alunos do Ciclo 1.
O Projeto "Frutas" apresenta como principais objetivos: conscientizar os discentes a adotarem uma dieta sadia, realizar pesquisa sobre os tipos de frutas existentes na escola, promover a identificação das frutas nacionais e regionais, bem como explorar pedagogicamente os nomes das frutas e suas formas e cores.
O Projeto "Frutas" apresenta como principais objetivos: conscientizar os discentes a adotarem uma dieta sadia, realizar pesquisa sobre os tipos de frutas existentes na escola, promover a identificação das frutas nacionais e regionais, bem como explorar pedagogicamente os nomes das frutas e suas formas e cores.
Confira as produções dos estudantes ao longo do projeto, que está em desenvolvimento e conta com o assessoramento do Núcleo de Informática Educativa da Rede Municipal de Belém (NIED), através do Curso de Elaboração de Projetos.
Com tantos benefícios e tanto sabor, diga “adeus” para os lanches industrializados e bom apetite!
Algumas das atividades elaboradas pelas professoras do LIED para o Projeto "Frutas", a partir dos programas Excel, Jclic e Power Point. |
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Vista interna do laboratório de Informática Educativa da Escola Bosque. |
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Estudantes realizando atividade de identificação das letras iniciais das frutas. |
Produções no software Paint acerca das frutas que os alunos mais gostam. |
Produções discentes nos níveis silábico e alfabético. |
Produções textuais. |
Ângela e Sônia,
ResponderExcluirAnimo-me com a ideia da relação apropriação do código e produção de sentido realizado pela dupla no projeto do LIED. Legal ainda é criar uma rede de significação a partir das frutas preferidas ou importantes. Fiquei feliz também de ver a utilização do data show nesse conjunto midiático. Esse é o específico do laboratório? E o da pesquisa já está em execução?