terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bon Appétit!

A hora da merenda está se aproximando e as fontes do blog da Funbosque informam que o lanche de hoje é baião de dois com abóbora e banana de sobremesa! Enquanto o recreio não chega, vamos conhecer o projeto do laboratório de informática da EB sobre uma temática igualmente saborosa: as frutas!

As frutas contém nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Além de oferecerem um delicioso sabor, são também fontes riquíssimas de água, vitaminas, frutose, fibras, levulose, sais minerais, proteínas, carboidratos e gorduras.

A Escola Bosque possui uma grande variedade de frutas e, a fim de que os estudantes conheçam a sua importância para uma vida saudável, desenvolveu-se o Projeto “Frutas”, elaborado pelas professoras Ângela Melo e Sônia Freitas, com  aplicação junto aos alunos do Ciclo 1.

O Projeto "Frutas" apresenta como principais objetivos: conscientizar os discentes a adotarem uma dieta sadia, realizar pesquisa sobre os tipos de frutas existentes na escola, promover a identificação das frutas nacionais e regionais, bem como explorar pedagogicamente os nomes das frutas e suas formas e cores.

Confira as produções dos estudantes ao longo do projeto, que está em desenvolvimento e conta com o assessoramento do Núcleo de Informática Educativa da Rede Municipal de Belém (NIED), através do Curso de Elaboração de Projetos.

Com tantos benefícios e tanto sabor, diga “adeus” para os lanches industrializados e bom apetite!


Algumas das atividades elaboradas pelas professoras do LIED para o Projeto "Frutas", a partir dos programas Excel, Jclic e Power Point.

Vista interna do laboratório de Informática Educativa da Escola Bosque.

Estudantes realizando atividade de identificação das letras iniciais das frutas.

Produções no software Paint acerca das frutas que os alunos mais gostam.

Produções discentes nos níveis silábico e alfabético.

Produções textuais.









Um comentário:

  1. Ângela e Sônia,
    Animo-me com a ideia da relação apropriação do código e produção de sentido realizado pela dupla no projeto do LIED. Legal ainda é criar uma rede de significação a partir das frutas preferidas ou importantes. Fiquei feliz também de ver a utilização do data show nesse conjunto midiático. Esse é o específico do laboratório? E o da pesquisa já está em execução?

    ResponderExcluir