quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Intercâmbio ambiental

No dia 03 de agosto, a Escola Bosque recebeu, pelo 3° ano consecutivo, a visita de alunos de escolas públicas e particulares da Guiana Francesa, visando apresentar aos guianenses a proposta de Educação Ambiental desenvolvida na instituição e, assim, promover um intercâmbio de conhecimentos com esse país amazônico, de recursos naturais tão semelhantes aos nossos.

Recepcionados pelo Projeto Agentes Monitores Ambientais (AMA), os visitantes conheceram o viveiro de mudas da Fundação, espaço pedagógico cujas atividades em Educação Ambiental favorecem a aplicação dos saberes adquiridos em sala de aula, oferecendo ricos recursos de aprendizagem para as aulas práticas das mais variadas ciências.

O Projeto AMA apresenta como principais objetivos: realizar ações socioeducativas no que se refere à fauna e à flora, ressignificando os valores ambientais, bem como sensibilizar a comunidade escolar quanto à necessidade de preservação e recuperação do patrimônio físico e ambiental da escola, inclusive através do plantio de mudas no viveiro.

Os estudantes guianenses, na faixa etária dos 09 aos 16 anos, foram iniciados no Projeto AMA e animaram-se bastante com a experiência, vivenciando algumas das ações praticadas pelos alunos do Projeto. As crianças e jovens efetuaram o plantio de mudas e, com o auxílio da intérprete Francisca Souza, debateram sobre a importância da preservação e recuperação ambiental.
 Confira, abaixo, alguns registros da visita, já na expectativa de novos encontros e intercâmbios!
Parte do grupo de estudantes guianenses em visita à Escola Bosque.
Visitantes conhecendo o Projeto AMA.
Professores Célio Costa e Elias Gomes apresentando aos estudantes técnicas de manejo sustentável do açaí e da bacaba, espécies em extinção na Guiana Francesa.
Entrega de mudas de andiroba aos visitantes.
Plantio das mudas no bosquinho da Funbosque.

"Produzir mudas é, acima de tudo, um ato de respeito para com o meio ambiente em que vivemos. Fazer dessa produção uma ferramenta para o enriquecimento e/ou recuperação de áreas degradadas pode garantir a manutenção dos recursos genéticos que muito tem se perdido ao longo dos tempos."

Flávio Contente

Nenhum comentário:

Postar um comentário