segunda-feira, 4 de abril de 2011

Yoga no bosque






O projeto “Ludicidade e Aprendizagem com Afetividade”, desenvolvido pela profa. Cristina Rayol com as crianças da Educação Infantil e Ciclo I, realizou várias ações no ano de 2010. Tendo como um de seus objetivos o despertar dos estudantes para o sensível, introduziram-se práticas de Hatha Yoga no cotidiano das aulas de Educação Física.

O Hatha Yoga se dá a partir da realização de posturas que, geralmente, representam animais e nas quais são trabalhadas a percepção e consciência corporal (respiração, alongamento e aquecimento). As aulas de Educação Física se transformaram em verdadeiras sessões de Hatha Yoga. Posturas em duplas e em grupos, momentos de relaxamento, massagens e exercícios de respiração também fizeram parte dos encontros.

No decorrer do processo, foi possível perceber os avanços que os alunos obtiveram, principalmente no aspecto comportamental: estão mais voltados para si, autoconfiantes e com uma melhora considerável da auto-estima.

Namastê!

2 comentários:

  1. Olá Cristina, Alunos e Alunas,

    Fico muito feliz com este "encontro" do projeto onde se exercita a corporeidade e os nossos corpos relacionais, onde também se brinca, se relaxa, se aprende a olhar para si mesmo, descobrir o Outro e até entender a Vida, pois, se colocar no lugar do animal deve ser divertido ou não depende do que pensam, sentem e representam.

    Parabéns a todos pela postagem!
    Quero mais! este é o gostinho que fiquei...

    ResponderExcluir
  2. Oia q bonitinho as criançinhas fazendo ioga....

    ResponderExcluir