quarta-feira, 30 de maio de 2012

AGENDA 21 ESCOLAR. VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA!

Na tarde de ontem, dia 29 de maio, e na manhã de hoje, os professores e técnicos da Escola Bosque estiveram em formação ministrada por José Maria Reis e Walber Araújo, técnicos da Coordenação de Planejamento e Pesquisa da FUNBOSQUE, cujo tema foi a Agenda 21. E você sabe o que é a Agenda 21?

José Maria Reis fala ao grupo de professores e técnicos da Escola Bosque

A Agenda 21 é um documento gerado a partir da Conferência das Nações Unidas, também conhecida como Rio-92, para a implantação global, prevendo, em mais de 40 tópicos, as possibilidades de desenvolvimento sustentável para o planeta, visando gerar progresso sem prejuízos à qualidade de vida do ser humano e às condições ambientais.

Esse mesmo documento prevê a implantação da Agenda 21 nacional, que deverá ser implementada em cada país, observando-se suas peculiaridades, e, ainda, a Agenda 21 local que, em tese, deve ser implementada em cada cidade ou localidade onde exista um núcleo humano com necessidades de crescimento e de sustentabilidade ambiental e econômica.

As bases lógicas para a implementação das Agendas por país e por localidade são óbvias: não se poderá construir um mundo sustentável, saudável e com um ambiente protegido sem que as respectivas ações nesse sentido tenham início nas bases dos habitantes que dominam o planeta e que são capazes de transformá-lo para melhor ou para pior, ou seja, os seres humanos.

As agendas locais - Estados, municípios, regiões e comunidades - têm, portanto, papel fundamental na elaboração da agenda nacional. Partindo-se do microcosmo para o macrocosmo, poderá existir participação ativa de todas as comunidades e de todos os habitantes na criação de um plano de sustentabilidade maior e mais abrangente.

Considerando que a escola possui influência efetiva não apenas dentro de seus muros, nos momentos de instrução a seus alunos, mas também em toda a comunidade, formada pelos familiares dos estudantes e pelos moradores de seu entorno, nada mais útil e proveitoso do que iniciar um processo de elaboração da Agenda 21 dentro do âmbito de atuação direta e indireta da escola.

Nesse sentido, a Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira está em fase de implementação do Projeto Agenda 21 Caminhos 'Com-Vida', objetivando construir a nossa Agenda 21 Escolar. O Projeto visa sensibilizar e capacitar professores, alunos e técnicos sobre questões socioambientais e quanto ao consumo sustentável, por meio de comissões de meio ambiente e qualidade de vida.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, a Escola Bosque promoverá uma animada caminhada a fim de divulgar o Projeto à comunidade de Outeiro. Junte-se a nós nessa luta por um mundo melhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário